O Industrial e engenheiro civil, JOSÉ GENIVAL DOS SANTOS, filho de Manuel Aires dos Santos(in memoriam) e Francisca Raimunda da Costa, nasceu no dia 03 de Junho de 1955, no município de Riacho de Santana-RN. 

Em 05 de dezembro de 2008, recebeu o título de cidadão apodiense através da resolução n° 157/2008, proposição do Vereador Francisco Nilson Fernandes de Lima. Teve sua infância marcada pelo trabalho na roça, ajudando a seu pai, o popular Cícero Santos a sustentar a família, juntamente com seus irmãos: Sales, Chagas, Gervásio e Márcio. Aos 13 anos de idade, teve que deixar o convívio familiar, pois fora aprovado no exame de admissão para ingressar no Ginásio Agrícola de Ceará-Mirim, onde permaneceu interno de 1969 a 1972, quando concluiu o curso ginasial naquele excelente internato escola- modelo da época. 

Em 1973 o menino superdotado, foi aprovado para cursar Eletrotécnica na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte e concluiu o referido curso em 1975. Na sua juventude, passou a maior parte trabalhando e estudando. Pouco se divertia porque os recursos eram parcos e apenas ia à praia aos domingos, com amigos estudantes que sempre arrumavam um jeitinho de enganar o cobrador do ônibus e fugiam pela porta traseira sem pagar a passagem. Genival por ser muito dedicado aos estudos, sempre foi o orgulho da família Santos e em 1976 foi aprovado no vestibular de Engenharia Civil da UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

A vida de Genival, menino pobre lá do sertão do oeste potiguar, foi de muitas dificuldades, mas, ele enfrentou e venceu todas com nobreza. Quando morava na casa do estudante de Natal e na residência universitária da UFRN, para não pagar as taxas de moradia e ganhar as refeições, trabalhava como monitor na biblioteca num expediente e estudava no outro expediente. Após ingressar na UFRN, surgiram novas oportunidades que foram mudando sua condição de vida.  Certo dia, foi convidado para fazer um estágio remunerado na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Natal, atuando na área de fiscalização de obras. Trabalhou também como professor de matemática na escola Técnica do Comércio no bairro da Ribeira. Nesta fase, a vida do jovem universitário era só alegria e satisfação por estar atingindo seus objetivos pessoais e profissionais.

Em 1979, em visita à cidade de Apodi, para participar dos jogos universitários da ACENIS, conheceu a jovem Vilmaci Viana, por quem se apaixonou à primeira vista e logo em seguida convidou-lhe para ser sua madrinha de formatura na turma de 1980. Após sua formatura, Genival conquista seu primeiro emprego como engenheiro na construtora GTO na cidade de São Paulo. Nessa empresa, participou da construção dos conjuntos Itaquera I, II e III. Em 1984, mudou-se para o estado de Rondônia, o qual se encontrava em pleno desenvolvimento e lá executou uma das mais importantes obras do estado: a construção da base Aérea de Porto Velho. Em 1988 associou-se a empresa Potiguar Construções e Comércio Ltda, vindo a executar diversas obras no interior do estado: Escola Tiradentes da Polícia Militar, praças, igrejas, escolas estaduais, casas, postos de saúde e estradas.

Em 22 de setembro de 1988, casou-se na cidade de Porto Velho com a escritora apodiense Vilmaci Viana e no ano seguinte nasceu o seu maior patrimônio Anabele Viana Santos. Sempre de olho no futuro, o empreendedor Genival Santos, fundou em 1997, sua própria construtora a CBN- Construções e Instalações Brasil Norte, chegando a executar diversos projetos que lhe garantiram sucesso profissional nas terras do Marechal Rondon. Em 1998, atendendo a convite do seu sogro, Ex- prefeito de Apodi, Valdemiro Pedro Viana, retornou com sua família para o estado do Rio Grande do Norte, fixando residência em Apodi e Natal. Passou então, a ser o administrador da Cerâmica Santa Rosa de propriedade da família Viana. Com a sua chegada a cerâmica passa a ser reestruturada e oferecer um produto de excelente qualidade, vindo assim a conquistar a clientela da região oeste do estado do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.

Em 2007 amplia seus negócios e constrói sua própria empresa CERAMICA SAVANA, uma fábrica mais moderna e capaz de atender as exigências do mercado interno e externo.

Em 2010, em sociedade com sua filha, Anabele Viana Santos, compra da família Viana a CERAMICA SANTA ROSA, que junto com a CERAMICA SAVANA, emprega cerca de cem chefes de família daquele município. Industrial bem sucedido, amigo e solidário, Genival é um exemplo de empreendedor que ama e trabalha incansavelmente em prol do desenvolvimento do município que lhe adotou como filho, Apodi.

Seu maior prazer é trabalhar, ler, ver esportes na tv, tomar um bom vinho, ficar em casa com sua família, admirar e acariciar Anabele, seu amor maior.

Fonte: Vilmaci Viana - Blog http://vivicultura.blogspot.com.br/