A voluntária SEBASTIANA ALBINA DA COSTA, mais conhecida por "Taninha Costa", filha de Antônio dos Reis Magos e Francisca Albina da Conceição, nasceu em 18 de março de 1937. Ao concluir o ensino primário aos 17 anos, casou-se com o Comerciante Chico do Canto. Aos cinquenta anos ficou viúva, tendo formado uma família de 04 filhos: Luiza, Galego, Moab e Débora. 

Evangélica, seguidora dos ensinamentos bíblicos, abraçou a obra social como um Ministério do Senhor. Trabalhando nas área carentes do município de Apodi, através das parcerias entre a diaconia, Visão Mundial e LBA, destacamos o atendimento a 417 crianças carentes com merenda e material escolar. Já promoveu Cursos Profissionalizantes de Corte e Costura, Bordado à Mão, Crochê e Datilografia.

Fazia distribuição de sementes e cestas básicas ao necessitados, realizava concertos de canoas e distribuía redes de pesca aos pecadores. Perfurou poços artesianos, viabilizando duas lavanderias comunitárias na cidade e no Sítio Melancias, respectivamente. 

Empreendedora educacional, construiu o Educandário Yolanda Costa na sede do município e uma escola no Sítio Rio Verde. Taninha também distribuía medicamentos e roupas, bem como, fazia empréstimo de trator para o corte de terras dos agricultores do município. Entre tantas ações, Taninha entra para os nossos registros como uma grande mulher que fez e deixou sua marca na história social de Apodi. Atualmente Taninha encontra-se aposentada e mora na Rua Governador Dix-Sept Rosado.  

Fonte: Paisagens Femininas de Apodi - Maio de 2006 - Vilmaci  Viana