Matéria Mazinho Capote do Blog do Capote
Fotos: Allisson Américo 

O Campus da Uern de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste potiguar, dando continuidade ao ciclo de palestras do Curso de Comunicação Rural do Programa ‘Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, sediou uma oficina de "Linguagem Audiovisual".

Esta é a terceira parte de um ciclo, promovida pela EMBRAPA Agroindústria Tropical, sediada em Fortaleza-Ce, e foi ministrada pela jornalista Clarissa Paiva, apresentadora e editora-chefe da TV Cabo Mossoró (TCM). O tema abordado desta vez foi TV: ‘Roteiro e Locução’.

Durante a capacitação, que foi coordenada pela publicitária da Embrapa, Ana Elisa Sidrim, os integrantes participaram da produção simulada de um vídeo contendo todos os passos existentes numa edição televisiva – desde os passos mais elementares até aos mais exigidos numa edição de tv de grande ou pequeno porte. Em seguida, eles produziram seu próprio produto. 

De acordo com a instrutora Clarissa, a tv, desde a época da imagem em preto e branco, os telespectadores já eram hipnotizados por esse envolvente mecanismo de comunicação de massa. Hoje, apesar do advento de outros meios de interlocução, o magnetismo continuará e convivendo de forma harmoniosa com os que surgirem ao longo do tempo.

Para a jornalista, o importante numa reportagem - na qual se use áudio e vídeo - é que haja o casamento perfeito entre as partes envolvidas. “É de fundamental importância que o áudio case com as imagens”, destacou Clarissa, acrescentando que essa dupla não pode conviver separada; posto que um não vive sem o outro.

Nota do blog.: Estou participando destas oficinas da EMBRAPA e parceiros e confirmo o profissionalismo da equipe que a cada dia aprimora nossos conhecimentos. Caubí Torres