MARIA ROMANA LEITE, conhecida popularmente por "Maria de Abília", filha de Abília Romana de Oliveira e de Luiz Victor de Barros (Sinhô de Cota) , nasceu em 22 de abril de 1925, em Apodi – RN. Concluiu o ensino primário no Grupo Escolar Ferreira Pinto. 

Foi secretária do Coronel Lucas Pinto. Em 1955, foi aprovada no concurso de escrivã e nomeada a primeira mulher escrivã de Apodi, bem como, a primeira mulher a candidatar-se ao cargo de vice-prefeita de Apodi, na chapa do médico José Pinto.

 Exerceu a função de Tabeliã do 2º Cartório Judiciário de Apodi, no período de 16 de junho de 1955 a 23 de fevereiro de 1981. Presidiu a Maternidade Claudina Pinto por algum tempo. Sua característica marcante é a dignidade, e é considerada a embaixadora de Apodi. Maria de Abília é madrinha de mais de 400 pessoas. 

O que mais nos impressiona na figura humilde de madrinha Maria de Abília é sua obra caridosa para com seus familiares, amigos e demais pessoas que a procuram para lhe pedir algum tipo de ajuda, em especial suas comadres e seus compadres. E o mais importante: sempre encontra uma maneira de não frustrar a todos que assim procedem. 

Era imortal da Academia Apodiense de Letras (AAPOL) ocupando a cadeira que tem como patrono o saudoso Desembargador Newton Pinto. Faleceu em 01 de novembro 2008.

Fonte: Paisagens Femininas de Apodi - Maio de 2006 - Vilmaci Viana