Pesquisar neste blog

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Maria de Abília - tabeliã


MARIA ROMANA LEITE, conhecida popularmente por "Maria de Abília", era  filha de Abília Romana de Oliveira e de Luiz Victor de Barros(Sinhô de Cota), nasceu em 22 de abril de 1922,  no município de Apodi/RN. Concluiu o ensino primário no Grupo Escolar Ferreira Pinto. 

Foi secretária do Coronel Lucas Pinto. Em 1955, foi aprovada no concurso de escrivã e nomeada a primeira mulher escrivã de Apodi, bem como, a primeira mulher a candidatar-se ao cargo de vice-prefeita de Apodi,  nas eleições municipais de 1968, na chapa encabeçada pelo  médico José  da Silveira Pinto(Dr. Zé Pinto). 


Exerceu a função de Tabeliã do 2º Cartório Judiciário de Apodi, no período de 16 de junho de 1955 a 23 de fevereiro de 1981. Presidiu a Maternidade Claudina Pinto por vários anos. Sua característica marcante foi a dignidade, que mereceu elogios a ser considerada a "Embaixadora de Apodi". Maria de Abília foi madrinha de mais de 400 pessoas amigas simpatizantes de sua pessoa. 

O que mais nos impressionou na figura humilde de madrinha Maria de Abília foi sua obra caridosa para com seus familiares, amigos e demais pessoas que procurá-la para lhe pedir algum tipo de ajuda, em especial suas comadres e seus compadres. E o mais importante:, sempre encontrava uma maneira de não frustrar a todos que assim procediam. 

Era imortal da Academia Apodiense de Letras (AAPOL),  ocupando a cadeira que tem como patrono o saudoso Desembargador Newton Pinto.  Maria de Abília faleceu em 01 de novembro 2008.

Fonte: Paisagens Femininas de Apodi - Maio de 2006 - Vilmaci Viana

Nenhum comentário: