MARIA FERREIRA PINTO, mais conhecida por "Maria de Dodô", nasceu em 06 de março de 1906, filha de Cassimiro Ferreira Pinto (Dodô Pinto) e Vicência Gomes de Oliveira Pinto. Maria de Dodô era irmã dos coronéis Lucas Pinto e Francisco Ferreira Pinto. Era responsável pela organização da igreja, principalmente dos altares. 

Os novenários do mês de maio era organizados por ela, que enfeitava os altares com os anjos, representados pelas crianças da comunidade. Não permita que nenhuma criança se mexesse, muito menos saísse para fazer xixi. Para alguma criança conseguir tornar-se anjo tinha que passar um mês inteiro obedecendo aos caprichos daquela senhora, fazendo-lhes todos os mandados. 

O anjo que tinha que passar todo o tempo da novena imóvel, de mãos postas. Era briguenta, exigente, e ninguém, nenhum um fiel devoto, tinha a petulância de encostar um dedo sequer nos jarros de flores que ornamentavam os altares. 

Era também a feitora do presépio no Natal. Passava dias arquitetando a manjedoura que deveria atrair a atenção dos fiéis. Detalhes minuciosos eram organizados e somente Maria de Dodô sabia fazer. Deixou a marca indelével de uma mulher que amava a igreja e preservava um dos patrimônios maior de uma nação que é a religiosidade.  

Fonte: Paisagens Femininas de Apodi - Maio de 2006 - Vilmaci Viana