Pesquisar neste blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ciências Sem Fronteiras lança novo edital para mobilidade estudantil

O Programa Ciências Sem Fronteiras (CsF)lançou mais um edital para graduação sanduíche. As inscrições acontecerão do dia 27 de novembro a 14 de janeiro e deverão ser feitas no site do programa. (www.cienciasemfronteiras.gov.br) Estão sendo ofertadas bolsas para diversos países: Austrália (G8/ATN), Alemanha, Canadá (CALDO/CBIE), Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia.

Para saber mais detalhes sobre o programa, o estudante deverá acessar o edital do país de seu interesse, pois o edital é diferente para cada oferta. Para saber se a sua universidade já aderiu ao CsF, você deverá olhar a lista que se encontra no site do programa, mas já adianto que: UFERSA, UERN, IFRN, UFCG, UFPB, e muitas outras, constam na lista das instituições licenciadas ao projeto.

O estudante recebe uma bolsa significativamente muito boa:

Bolsa – 870 euros/mês
Seguro saúde – 70 euros/mês
Auxílio instalação – 1320 euros
Auxílio material – 1000 euros
Passagens de Ida e Volta

Em geral o programa visa contemplar “bons alunos” e alunos que se dedicam bem a sua formação acadêmica. Esse está sendo um dos maiores investimentos acadêmico que o Brasil vem realizando e muitos estudantes vêm tendo a oportunidade de estudar em outro país, aprender uma nova língua e uma nova cultura.

O Conceituando:
Estou tendo a oportunidade de realizar um intercâmbio (França), não pelo Ciências sem Fronteiras, mas pelo BRAFITEC que é quase a mesma coisa, e posso garantir que é uma experiência única. Conhecer uma cultura diferente e aprender uma língua no próprio país é difícil, mas é uma sensação muito boa. Recomendo isso para todos os estudantes universitários, sem exceção. O valor da bolsa é muito bom, é dinheiro suficiente para fazer o que quiser. Se você não fala outra língua, tem a oportunidade de ir para Portugal que é muito bom também e se fala ou está disposto a aprender uma nova língua você pode ir para um país do seu interesse, e independente da nacionalidade, viver um momento único. Então aqui ficam minhas palavras, boa sorte aos interessados e qualquer dúvidas é só entrar em contato com o blog que poderei te passar maiores informações e ajudas.
por Luan Mayk Tôrres Costa

Nenhum comentário: