Pesquisar neste blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Projeto Um Piano pela Estrada em Apodi

A música clássica ao alcance de todos. Esse é o ideal do projeto Um Piano pela Estrada, que leva o pianista Arthur Moreira Lima e seu Caminhão Teatro para todo e qualquer lugar do país. Em dezembro, o projeto chega ao Rio Grande do Norte, com apresentações gratuitas em dez municípios entre os dias 8 e 23.
O objetivo é levar música, universal e brasileira, a uma população que dificilmente teria acesso a esse tipo de manifestação. Com aprovação do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, o projeto tem patrocínio da Petrobras, Caixa Econômica Federal, Thyssenkrupp, Poupex e do Governo do Estado. As apresentações no RN fazem parte do roteiro "Brasil Sertões 2", formado por cerca de 60 concertos nos estados do Centro Oeste, Nordeste e Norte, e vão chegar aos municípios de Pau dos Ferros, Alexandria, Apodi, Mossoró, Assú, Macau, Caicó, Currais Novos, Natal e Parnamirim.

Cada concerto tem cerca de 1h30 de duração. No repertório, o pianista mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercala com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entram Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla - de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.

Precedendo cada concerto, artistas locais apresentam seu trabalho. Uma forma eficaz de integração com a cultura do lugar. Uma forma de abrilhantar a programação e repercutir o sucesso da excursão, despertando a simpatia de todos.

O PROJETO
Um Piano pela Estrada leva concerto de Arthur Moreira Lima por todo o país em caminhão-teatro de 45m² de cena. O pianista é o criador, produtor, empresário e artista de uma iniciativa inédita no Brasil: a de levar música de concerto a lugares e públicos os mais distantes deste universo cultural, por meio do projeto Um Piano pela Estrada.

O ineditismo se deve ao fato de o pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo seus sofisticados pianos de cauda; o próprio palco (resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena); o som amplificado independente; iluminação; telão; camarim com ar condicionado etc.

Todo o aparato é gerenciado por uma equipe de 17 profissionais, que inclui afinador exclusivo, engenheiro de som e outros. Tal providência é fundamental, mesmo com a sofisticada suspensão do veículo, por causa das condições das estradas brasileiras.

A equipe de Um Piano pela Estrada compõe-se de, além do próprio pianista, de produtor, engenheiro de som e luz, operador de telão, técnico em afinação e regulagem dos pianos, quatro motoristas. A caravana inclui o caminhão teatro, caminhão de apoio, 01 microônibus, 01 van de carga e 02 carros que transportam a equipe.

AGENDA "UM PIANO PELA ESTRADA 2011" EM APODI
Dia: 11/12
Hora: 19h30

Nenhum comentário: