CLÁUDIA MARIA MOTA OLIVEIRA, nasceu em Mossoró/RN, no dia 22/12/1972, mas passou grande parte da sua vida residindo em Caraúbas/RN. É filha de Genildo Augusto de Oliveira (In memorian) e Alzemar Guiomar Mota (In memorian). É casada com Raniere Kleber Lopes Pinto (apodiense) e mãe de Mayara Vitória Mota Lopes (apodiense). Reside em Apodi desde 14/12/1997
Estudou o Ensino Fundamental I de 1980 a 1983 na Escola Estadual Francisco Reinaldo da Costa – Sítio São Geraldo – Caraúbas/RN. O Ensino Fundamental II de 1984 a 1987 foi na Estadual Sebastião Gurgel e de 1988 a 1990 estudou Ensino Médio na mesma escola em Caraúbas/RN.
Recebeu graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) em Mossoró/RN em 11/02/1995 e seu trabalho de Conclusão de Curso – TCC – “A Percepção da Exclusão: Um Desafio na III Idade”.
Em 02/02/2011 concluiu Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) no Ceará, com o Trabalho de Conclusão de Curso – “O lixo, um problema ambiental no Projeto de Assentamento Milagre no município de Apodi/RN”.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
1997 a 2001
Instrutora de Cursos do SINE/Cooperativa Terra Viva em diversos assentamentos de Apodi.
1998 a 2000
Técnica do Projeto LUMIAR no município de Apodi nos Assentamentos Aurora da Serra, Frei Damião, Milagre, Nova Descoberta, Paraíso e Vila Nova.
2001
Assistente Social da Prefeitura Municipal de Apodi/Secretaria Municipal de Ação Social por um período de 8 meses.
Acompanhamento aos Projetos de Investimentos do PRONAF A nas áreas de Assentamentos de Aurora da Serra, Frei Damião, Milagre, Paraíso e Vila Nova em Apodi.
2002
Técnica de Nível Superior da Cooperativa Terra Viva – Acompanhamento aos Projetos de Assentamentos do município de Apodi Aurora da Serra, Laje do Meio e São Manoel no Programa de Assistência Técnica do INCRA.
Assessoria na área de Desenvolvimento Econômico no Conselho de Desenvolvimento das Comunidades Reunidas do Município de Apodi (PDA Santa Cruz/Visão Mundial) nas comunidades de Baixa Fechada, Bamburral, Bico Torto, Lagoa Rasa, Melancias, Santa Cruz I e II, Santa Rosa I e Sororoca.
Articuladora Local do Programa Um Milhão de Cisternas – P1MC no município de Apodi nas comunidades de Bamburral, Santa Cruz, Santa Rosa I e São Francisco.
2003
Coordenadora Administrativa do Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar – TERRA VIVA – até março/2008.
FUNÇÃO ATUAL
Técnica de Nível Superior do Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar – TERRA VIVA na parceria com o Projeto Dom Hélder Câmara/Secretaria de Desenvolvimento Territorial/Ministério do Desenvolvimento Agrário aos Projetos de Assentamentos Laje do Meio, Milagre, Nova Descoberta e Paraíso, desde dezembro de 2002 e as Comunidades de Água Fria e Bamburral desde fevereiro de 2006.
Técnica de Campo do Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar – TERRA VIVA na parceria com a Associação de Apoio as Comunidades do Campo do RN/ Rede Pardal/a entidade francesa Agrônomos e Veterinários Sem Fronteiras/União Européia do Projeto Balaio de Economia Solidária nos assentamentos Laje do Meio, Paraíso, Nova Descoberta e Milagre em Apodi (desde março/2010).
Coordenadora Institucional do Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar – TERRA VIVA (desde março de 2011).
Secretaria Executiva da Rede Pardal/Rede de Assessoria Técnica (desde março de 2011).
Membro do Grupo de Trabalho do Território Sertão do Apodi do Projeto Inovação, Diversidade e Sustentabilidade na Gestão de Territórios Rurais: monitoramento e avaliação do desenvolvimento do Assú-Mossoró e do Sertão do Apodi.
Membro do Comitê Territorial do Sertão do Apodi (Titular).
Membro do Conselho Municipal de Assistência Social de Apodi (desde 2009).
Claúdia Mota recebe hoje (01/12/2011) o Título de Cidadã Apodiense na Câmara Municipal de Apodi.
Claúdia Mota recebe hoje (01/12/2011) o Título de Cidadã Apodiense na Câmara Municipal de Apodi.