Dissertação: Gestão na Educação Infantil: ações do mapa educacional no município de Mossoró/RN no período de 2011 – 2015 
Autor(a): Sheila Beatriz da Silva Fernandes 
Programa: Pós-Graduação em Educação 
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN 
Publicação: 2016 
Fonte do artigo: UERN 


Resumo:
Este estudo objetiva analisar as ações desenvolvidas pela gestão das Unidades de Educação Infantil com a implementação do Mapa Educacional no período de 2011 a 2015. A pesquisa em questão configura-se como de natureza qualitativa, realizando a observação não participante, com registro em um diário de pesquisa, no período de três meses acompanhando duas Unidades de Educação Infantil no município de Mossoró/RN. Além disso, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com cinco sujeitos de cada unidade. A análise documental se deteve a registros institucionais escritos, como o Plano Municipal de Educação (2004 – 2013), o Plano Estratégico Municipal (2009 – 2012), a Lei de Responsabilidade Educacional – Lei n. 2.717/2010 e os Mapas Educacionais construídos no período de 2011 a 2015 das duas Unidades de Educação Infantil pesquisadas. Os resultados demonstraram que a política municipal de Mossoró/RN possui características gerenciais que estão baseadas na avaliação com ênfase nos resultados, na premiação e no estabelecimento de rankings, valores inerentes ao Estado Avaliador. O Mapa Educacional é considerado um instrumento importante pelos sujeitos entrevistados, pois orienta e organiza as atividades das Unidades de Educação Infantil, cujas ações propostas têm permitido a participação da família, a realização de projetos pedagógicos articulados com a comunidade escolar e o funcionamento do Conselho Escolar. A premiação dada pela avaliação do Mapa Educacional tem gerado dilemas nas práticas dos sujeitos, resultando em competitividade entre as unidades. Conclui-se, portanto, que a política municipal de Mossoró/RN reflete claramente as práticas gerencialistas do novo modelo de gestão pública, incentivando melhores resultados, ou seja, a eficiência, as honrarias, o estabelecimento de rankings e os instrumentos de monitoramento. Essas características e mecanismos adotados pelo município revelam que a política de Estado Avaliador vem sendo implementada na educação mossoroense. Considera-se que a política de educação de Mossoró precisa ser discutida com os sujeitos que a praticam, fazendo, assim, as alterações cabíveis para solucionar os dilemas promovidos por essa política.