Pesquisar neste blog

sábado, 7 de dezembro de 2013

Gorete Silveira - 1ª prefeita de Apodi


MARIA GORETE DA SILVEIRA PINTO nasceu na cidade de Apodi, no dia 14 de abril de 1956, filha do ex-vereador Francisco Silveira, conhecido pela alcunha de Caboclo de Manú e de Maria das Graças Silveira. É uma mulher dinâmica, trabalhadora e aguerrida. Concluiu seus estudos primários na Escola Ferreira Pinto e o Ensino Médio na Escola Estadual Professor Antônio Dantas. Casou com o bioquímico Klinger Péricles Pinto Diniz e constituiu uma prole de três filhos: Alan Jefferson da Silveira Pinto, Kléber Smith da Silveira Pinto e Kleiton Hallysson da Silveira Pinto. A partir daí, iniciou seu trabalho assistencial à população carente deste município.

Graduou-se em História na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, em Mossoró. Trabalhou na antiga Loja Sertaneja. Foi professora da Rede Oficial de Ensino nos municípios de Apodi e Rodolfo Fernandes.

Foi com o incentivo do marido, Klinger Pinto, que foi vice-prefeito e sempre teve atuação destacada no cenário político do município,  que a prefeita Gorete Pinto entrou na política. Mulher de hábitos simples, Gorete Pinto dedica a maior parte do seu tempo à política, se destacando a área da saúde, onde construiu sua carreira política de sucesso. Sempre teve participação na política apodiense, ajudando o seu pai, Francisco Silveira, que foi vereador do município por sete mandatos, como também ajudando o seu marido.

A professora Gorete Pinto ingressou na política em 2000 quando foi eleita a primeira apodiense a representar o seu povo com um mandato eletivo, já que as duas últimas mulheres que exerceram o mandato de vereadora, a primeira foi Raimunda Alves da Costa que assumiu em abril de 1972, na condição de suplente, na vaga deixada pelo seu irmão Valdemiro Viana, eleito em 15 de novembro de 1968, que renunciou o cargo para se candidatar a prefeito; a segunda foi Maria de Fátima Gomes Nobre e Silva, porém, ela não nasceu em Apodi, e sim, em Itaú-RN, daí, Gorete de fato é de direito a primeira vereadora de Apodi eleita. Em 01 de outubro de 2000 ela foi eleita com 1759 votos. Em 3 de outubro de 2004 elegeu-se vice-prefeita na chapa encabeçada pelo Dr. José Pinheiro Bezerra.

Foi eleita a primeira mulher prefeita da cidade de Apodi com 11.314 votos no dia 05 de outubro de 2008, tendo como vice Evandro Marinho de Paiva (Vandinho). Perderam  Flaviano Moreira Monteiro  e seu vice Zé Maria. Tomou  posse em 01/01/2009, terminando o seu mandato em 31/12/12.  Em 2012, foi novamente candidata a reeleição,  tendo como seu vice o empresário Dalton Cunha Filho, porém não obtiveram êxito,  no pleito eleitoral de 07 de outubro de 2012. Apesar disso, Gorete passou a desenvolver um importante papel na oposição apodiense.  Atualmente a professora Gorete Silveira ocupa o cargo de Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Apodi, do governo do prefeito Alan Silveira. 

Fonte: Em parte "Paisagens Femininas de Apodi - Vimací Viana. 

Nenhum comentário: