ELENEIDE PINTO GURGEL nascida em 27 de janeiro de 1990, filha do agricultor Antônio de Lisboa Gurgel e da Gari Isabel Pinto Gurgel. Vem se destacando no cenário acadêmico, científico e escolar. Sempre foi uma aluna dedicada e amante da leitura. Ingressou na Universidade Federal Rural do Seminário em 2008, onde foi aprovada em 5º lugar para o curso de Agronomia. Mesmo gostando, não se identificou com o curso, resolveu seguir sua paixão de infância e cursou Biologia. 

Ingressou na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em 2009 onde cursou Ciências Biológicas (bacharelado). Logo no segundo dia de aula passou a fazer parte do Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais, a convite daquela que foi sua orientadora por todo tempo que ficou na UERN. Sendo bolsista de iniciação científica por cerca 5 anos. Durante o tempo de curso, publicou vários resumos e artigos, participou de vários congressos nacionais, regionais e internacional. Em 2013 concluiu o curso em 7 semestres, e teve colação de grau extraordinária pois foi aprovada em primeiro lugar no Mestrado em Ciências Naturais. Ingressou no mestrado em 2013. Ainda em 2013, ingressou novamente no curso de ciências biológicas (licenciatura) na UERN, tendo cursado parte do curso simultaneamente ao mestrado. Em 2015 concluiu o mestrado em Ciências Naturais. E no mesmo ano, foi aprovada no doutorado em Fitotecnia da UFERSA, sendo novamente o primeiro lugar na linha de pesquisa escolhida.
Em 2016 iniciou sua jornada no doutorado, e foi aprovada em segundo lugar, para o cargo de professora permanente nível 3 para compor o quadro de professores da secretaria de educação e cultura do RN. Sendo convocada no dia 08 de abril de 2017, onde novamente teve que colar grau em caráter extraordinário para concluir a licenciatura e tomar posse de sua vaga. É professora de biologia do estado e vem adotando uma postura de inserção de aulas práticas e de campo nas escolas por onde passa. Tornando a biologia uma disciplina atrativa de forma prática e barata. 

Sua tese, objetiva caracterizar o Mandacaru, planta símbolo do bioma Caatinga, nos aspectos morfológicos, físicos, físico-químicos e moleculares, e está em fase de conclusão. É casada com João Batista Gurgel de Freitas Santos e mãe de 2 filhas, Giovanna e Giulia.