Pesquisar neste blog

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Acidentes geográficos no Apodi

RIOS QUE BANHAM O MUNICÍPIO:

Dois rios cortam o município de Apodi: O rio do mesmo nome (Rio Apodi) que nasce na serra de Luís Gomes e depois de percorrer aproxidamente 300 km deságua no Oceano Atlântico, no município de Areia Branca, neste Estado, depois de banhar as cidades de Pau dos Ferros, Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix Sept Rosado e Mossoró. 

E o Rio Umari que nasce na serra de Martins. Seu curso é de apenas 70 km e é o principal afluente do rio Apodi, onde deságua no Sítio Juazeiro, na região do vale do Apodi. Quando transborda causa sérios prejuízos às populações ribeirinhas

PRINCIPAIS RIACHOS:

Riacho Mulungu, riacho de Cápua, riacho da Barra, riacho das Missões, riacho da pedra D’água, riacho das Melancias, riacho do Arção, riacho da Forquilha, riacho do salgado, riacho de Santa Isabel, riacho Carnaúba Seca, riacho de Santa Rosa, riacho Serrista, riacho do Retiro, riacho do Sítio do Padre.

CHAPADA DO APODI:

Única elevação de terreno existente no município. Está elevação, na parte mais alta não chega a atingir 200 metros. Em forma de planalto a chapada se estende por diversos municípios do Rio Grande do Norte e parte do estado do Ceará. Sua área é estimada em 8.000 Km².

PRINCIPAIS AÇUDES E LAGOAS

O município de Apodi não dispõe de um número considerável de reservatórios d’água, considerando sua área territorial, 1.459 Km². O maior é a Barragem de Santa Cruz com 600 milhões de metros cúbicos, e o segundo é a Lagoa do Apodi, na sede municipal. Quando cheia, pode chegar a vinte milhões de metros cúbicos. Os demais reservatórios são de pequeno volume de água. O potencial hídrico é completado pelas reservas do lençol freático, de grande proporções, conforme estudos já realizados.

Pelas características do relevo do solo, o município de Apodi não apresenta grandes áreas apropriadas para a construção de açudes ou barragens. Segundo levantamento feito no território do município, o número de açudes e barragens não chega a 100. Enumerados, a seguir, os principais:

AÇUDES: 

Açude do Arção, de Brabas, de Baixa Grande, Barro Vermelho Bravos, Bonito, Bezerro, Cápua, Cachoeira, Canoas, Inveja, Milona, Mocambo, Mulungu, Mansidão, Melancias, Marrecos, Pintado, Pedra d’água, Pitombeira, Rapé, Santa Rosa, Salgado, Santa Isabel, Sucupira, São Dimas, Serrista, Traíras.

LAGOAS:

Lagoa do Apodi, Lagoa dos Bravos, Lagoa do Bamburral, Lagoa Boa Vista, Lagoa do Clementino, Lagoa Comprida, Lagoa do Cuvico, Lagoa de Dentro, Lagoa do Feijão, Lagoinha, Lagoa do Mato, Lagoa de Mina, Lagoa Rasa, Lagoa Seca.

Fonte: Apodi, Sua História - Válter de Brito Guerra

Nenhum comentário: