As festas juninas são festas de origem católica, pois antecedem o nascimento de Cristo. Em certa época e durante um longo período os católicos e cristãos passaram a associar a festa junina como uma celebração do aniversário de São João, que acontece no dia 24 de junho, mais tarde, os católicos incluíram os dias de Santo Antônio (13 de junho), São Pedro (29 de junho). Quando chegou ao Brasil o nome foi modificado para junina, pois é uma festa trazida pelos portugueses e que logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros e que depois passou a ser uma festa típica em todas as regiões do Brasil.
Esta festa tem total influência no Brasil, principalmente na alimentação, pois por culpa dele foi introduzida ao cardápio brasileiro a mandioca (aipim), milho, canjica, arroz doce, cocadas, bolo de fubá, cuscuz, vinho quente, quentão, leite de coco, pé de moleque, doce de abóbora, paçoca, doce de batata, e etc. Costumes culturais também tiveram grande influência como à música sendo forrós, quadrilha, a dança de fita, a fogueira, os fogos de artifício, as bandeirinhas, vestidos de caipirinha, chapéu de palha, bigode, lenço no pescoço, remendos nas calcas, camisa xadrez, tranças no cabelo, sardinhas nas bochechas, brincadeiras como pescaria, corrida de saco, correio elegante, bingo, e etc.
As festas juninas são comemoradas no Brasil no mês de junho, porém como tudo muda, em alguns lugares as pessoas costumam comemorar a festa junina que acontece no mês de julho.
Essa festa é prestigiada por muitas pessoas, a comemoração é muito gostosa e divertida.