Os apodienses que não tiveram a oportunidade de ingressar em uma universidade, mas que buscam a profissionalização e a qualificação para o mercado de trabalho, têm no ensino a distância do polo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Apodi, a chance de realizar o sonho que, até então, parecia impossível.

A Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da UFRN, abriu uma seleção de alunos para diversos cursos técnicos que serão desenvolvidos no município. Pelo menos 100 pessoas poderão desempenhar uma atividade acadêmica de nível técnico sem deixar de lado os seus afazeres do dia-a-dia, apenas em seu tempo livre.

O professor e coordenador do polo em Apodi, Caubi Tôrres, relata que os cursos serão semi presenciais, e poderão participar da seleção somente aqueles que possuírem o ensino médio completo.

"Os cursos técnicos a distância serão desenvolvidos com aulas pela internet durante a semana, e presencial aos sábados na sede do pólo", informou o professor Caubi.

Os cursos técnicos oferecidos são Cooperativismo, Comércio e Informática, ambos com 35 vagas cada e duração de dois anos. O polo da UFRN em Apodi já existe desde o ano passado, quando foi implantado o curso de Cooperativismo com duas turmas iniciais.

Este ano, com o acréscimo de mais dois cursos técnicos, o professor Caubi vê a possibilidade de desenvolvimento da região, através da educação, uma vez que vai beneficiar àqueles que não possuem tempo de cursar uma graduação em outra cidade.


"A importância desse tipo de curso é que vai dar oportunidade á pessoas que não tem tanto tempo de ir a escola todo dia e que não tem como se deslocar até Caraúbas ou Mossoró para fazer um curso desse nível. Eles vão poder fazer isso em casa através da internet", concluiu.

Os interessados em participar da seleção deverão realizar suas inscrições pessoalmente, no período entre 12 de setembro e 08 de outubro deste ano, das 8h às 12h e das 13h às 16 horas no Pólo Apodi, localizado no Sítio Córrego, na zona rural. 

No ato da inscrição, o candidato ou a candidata deve ter em mãos o CPF e o RG. As vagas são limitadas, e os cursos tem previsão de início para o mês de novembro.

Por Josemário Alves - Portal S.O.S Notícias do RN