A folclorista MARIA BARBOSA DE MELO, conhecida por "Mariinha Barbosa", filha de Enéas Felipe Barbosa e D. Maria Eulina de Melo, nasceu no dia 18 de fevereiro de 1931. Exerceu a profissão de Professora Estadual durante 32 anos, trabalhando em sua residência. 

No período de 1961 a 1981, lecionou na Escola do Centro Social Enéas Barbosa, no Sítio Água Fria, do qual foi também secretária.

Apaixonada pela cultura e pelas artes, a educadora Mariinha Barbosa promoveu festividades de todos os gêneros, quadrilhas juninas, peças teatrais, pastoris e danças das mais variadas categorias. Colecionava fotos e histórias, e, em razão de morar numa comunidade distante da sede do município, aprender, através da necessidade de sobrevivência, os segredos da medicina caseira e as técnicas da produção artesanal de licores. 

Mulher dinâmica, de vasto conhecimento cultural adquirido pelas experiências da vida, gostava muito de dialogar, sempre buscando a aprendizagem. Faleceu em 08 de novembro de 2004, deixando uma grande lacuna na educação da área rural e uma família enorme que ela, juntamente com sua irmã Albaniza, adotaram como filhos e tiveram a incumbência de orientá-los para obtenção da integridade na vida. 

Fonte: Paisagens Femininas de Apodi - Maio de 2006 - Vilmaci Viana