Natural de Apodi-RN, nascido a 07 de Novembro de 1961, filho legítimo de Francisco Otaviano Pinto e de Francisca Diógenes Pinto. Como filho de agricultores, desde cedo começou sua atividade laboral na lavoura, numa luta cansativa para da terra tirar o sustento da família. Fez o curso fundamental na Escola Estadual Prof. Gerson Lopes, e o ensino médio na Escola Estadual Prof. Antonio Dantas. 

Evidenciando sua fibra de sertanejo batalhador, sempre trabalhou e estudou, tendo concluído o Curso Superior em Geografia, na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, tendo defendido Mestrado com a tese Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente", valioso estudo que analisa o impacto ambiental causado pela implantação dos Assentamentos Rurais feitos pelo Incra. Exerceu relevante função na Comissão Pastoral da Terra -CPT, dirigindo a Regional que tinha a sede em Recife.

Foi um dos precursores na Defesa dos trabalhadores rurais assentados em terras desapropriadas pelo governo federal, através do INCRA. Seu nome aparece com destacada relevância na história e conquista dos Trabalhadores Rurais do estado do Rio Grande do Norte.  É o maior expoente apodiense em termos de defesa dos agricultores SEM TERRA. Foi assassinado na cidade de Mossoró em 2009.

Era Imortal da Academia Apodiense de Letras (AAPOL), ocupando a cadeira que tem como Patrono o grande e celebrado historiador Apodiense Nonato Mota (Raimundo Nonato Ferreira da Mota).

Fonte: Marcos Pinto - historiador apodiense