Entrevista com a senhora Sebastiana Duarte Morais – Apodi dia 20/10/2013

Objetivo: Saber mais da índia Paiacu Luiza Cantofa da lagoa do Apodi.

Conta à senhora Sebastiana Duarte Morais de 87 anos filha de João Epitácio Nogueira bisneta de Severo Maximiliano de Morais. A senhora Sebastiana diz que seu bisavó Severo Maximiliano de Morais tinha uma amizade muito grande com os índios, eles lamentavam a covardia da morte do índio paiacu Jubicapivari de Apodi que foi assassinado para tomarem as terras. Essas terras hoje são, Orto florestal pegando todo o setor que pertencia a aldeia. Segundo dona Sebastiana Jubicapivari era esposo da nossa índia Luiza Cantofa que foram expulsos das terras do Apodi para a cidade de Porta-Alegre. 


Lucia Maria Tavares, ouvindo o relato da senhora Sebastiana Duarte de Morais.

 Isaac Tarcio Torres, ouvindo o relato da senhora Sebastiana Duarte Morais. 

Segundo dona Sebastiana Duarte Morais em nossa conversa ela nos relatou sobre a índia Potira que era uma índia muito bonita que foi morta à faca na lagoa do Apodi. Segundo dona Sebastiana conta que seus antepassados diziam que os Nogueiras chegam a cavalo na lagoa onde se encontrava os Paiacus e batiam pra que eles não pescassem na lagoa.

Despedida e agradecimento

O centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi agradece a dona Sebastiana Duarte de Morais pelas as informações fornecidas por ela. 

É andando e buscando informações.
“É uma história triste, mas se não conhecer o seu passado, não conhecerá o seu futuro. Um povo sem história é um povo sem alma.” 

Ass: Lucia Maria Tavares e Isaac Tarcio
*Fotos do face de Lucinha Tavares