Ordem dos Escudeiros em Apodi
O Castelo dos Escudeiros Excalibur congrega garotos da cidade de Apodi. Fundado e instalado aos três dias do mês de dezembro. O Capítulo Príncipe Vale do Apodi N°097 é sua organização patrocinadora com muita honra. Teve como primeiro Mestre Escudeiro o irmão Manoel Gilmar Gurgel Junior e como primeiro Nobre Cavaleiro o irmão Antonio da Costa Chagas.
O Emblema
A Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é uma organização reconhecida pelo International Supreme Council, desde 1997, que se dirige a jovens entre 9 e 12 anos. É a Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda, na verdade, uma entidade que faz parte da Ordem DeMolay e coloca garotos em contato com nossa Ordem, preparando-os para sua futura Iniciação. O Ritual é bem simples e as reuniões ritualísticas ocorrem mensalmente, fazendo com que os jovens se familiarizem com as práticas de uma sociedade iniciática.
Cada Castelo é patrocinado por um Capítulo DeMolay e fica aos cuidados do Conselho Consultivo correspondente. Há um DeMolay, denominado de Nobre Cavaleiro, que funciona como Consultor dos Escudeiros, que deve ser eleito pelo Capítulo e aprovado pelo Conselho Consultivo.
O emblema da Ordem é um círculo, dividido em quatro partes. A primeira parte, que fica no canto esquerdo superior, é o emblema da Ordem DeMolay, porque sem a Ordem DeMolay, não haveria Escudeiros. No canto direito superior há um malhete, que representa o malhete da justiça que portado pelo Mestre Escudeiro, durante as reuniões. No canto esquerdo inferior, encontra-se uma espada, emblema da Espada da Verdade portada pelo 1º Escudeiro durante as Cerimônias. Por último, no canto direito inferior, estão os Livros da Sabedoria, portados pelo 2º Escudeiro.
O que é?
A “Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda” é uma organização afiliada da Ordem DeMolay para jovens do sexo masculino de 09 anos a 11 anos, indicados por um escudeiro, DeMolay ou maçom. A unidade da “Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda” denomina-se “Castelo”. Um Castelo da Ordem dos Escudeiros é instituído por, no mínimo, 10 (dez) membros e é composto pelos seguintes oficiais:
• Mestre Escudeiro;
• 1º Escudeiro;
• 2º Escudeiro;
• Escrivão Escudeiro;
• Tesoureiro Escudeiro;
• Capelão Escudeiro;
• Mestre de Cerimônias Escudeiro.
As reuniões de um Castelo devem durar, no máximo, 1 hora e, embora sejam secretas, podem contar com os pais dos escudeiros, além dos DeMolays e maçons. Um Castelo é patrocinado por qualquer outra Organização Afiliada regular da Ordem DeMolay, devendo ser considerado como parte integrante desta. Para a fundação de uma Távola é necessário a ata de fundação do Corpo Patrocinador, e a solicitação do Grande Mestre Estadual da Carta Constitutiva ao Supremo Conselho. Alguns objetos são utilizados na reunião da Távola:
• 4 malhetes;
• 1 Espada;
• 1 Bíblia;
• 1 livro escolar;
• 7 jóias para os oficiais;
• 1 jóia para o Nobre Cavaleiro (idêntica a dos oficiais, porém maior)
• 1 emblema da Ordem DeMolay, quando não estiver pintado no respectivo quadrante da Távola.
A vestimenta dos Escudeiros é a mesma adotada para os DeMolays, com exceção da gravata, que será Azul Royal, contendo o emblema da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda. Os paramentos dos oficiais será um colar de São Francisco na cor azul, com o emblema da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda. Um DeMolay maior de 18 anos deverá ser eleito pelo corpo patrocinador para servir como Nobre Cavaleiro do Castelo pelo mandato de 1 ano. Um Maçom, membro do Conselho Consultivo, deverá ser escolhido pelo Conselho para servir como Consultor do Castelo.
Fonte: Ordem Demolay Apodi