Aluna Bruna Silveira: Aluna 9º ano - CLPP

No contexto atual, juventude é, idealmente, o tempo em que se completa a formação física, intelectual, psíquica, social e cultural, processando-se a passagem da condição de dependência para a autonomia em relação à família de origem.

No livro “Tom Sawyer” relata que para o garoto sobreviver na sociedade tem que ter como arma principal a inteligência, ou melhor, a malandragem. Usar a esperteza para se sair de situações inusitadas ou negociar quando está em condições de desvantagem!  Depois se tornam capazes de ter filhos, construir uma família, ter responsabilidades, dificuldades, encontrar o primeiro emprego não é uma das tarefas mais fáceis.

Por um lado, a juventude é o momento que o individuo começa a ampliar suas responsabilidades e responder individualmente as diversas relações sociais que o cercam. Por outro lado, este é um período de transição, de diversas transformações biológicas e psicológicas, é deixar de ser criança e ainda não ser um adulto.
          
Em vista disso pode-se concluir que Juventude é a fase de descobrir, conhecer algo novo, pessoas novas, encontrar dificuldades em alguns caminhos que tomamos, batalhar, conseguir, errar, e depois de tudo olhar para trás e vê que todos os esforços todos os erros, foram válidos. "O alicerce fundamental da nossa obra é a juventude."

Copiado do: Blog do Toinho