ANTONIO FRANCELINO DE OLIVEIRA FILHO nasceu em 14 de abril de 1987 na maternidade Claudina Pinto em Apodi/RN, filho de Antônio Francelino de Oliveira e Cícera Benedita Tôrres de Oliveira. Morou grande parte de sua vida com os pais praticando atividades agrícolas e participando de movimentos sociais rurais na comunidade onde nasceu (Córrego). 

Começou seus estudos em 1994, sempre estudou em instituições de ensino público passando pelas seguintes escolas: Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres, Escola isolada sitio Córrego, Escola Estadual Zenilda Gama e Escola Estadual Professor Antonio Dantas, onde concluiu o ensino médio no ano de 2005. 

Participou do Grupo de Adolescentes São Pedro (GRUASP) durante três anos (2003 a 2005), exercendo o cargo de presidente entre os anos de 2004 e 2005 e na oportunidade foi membro do Movimento da Juventude Rural Cristã (MJRC), representando a juventude rural de Apodi em diversos eventos nacionais e locais. Foi componente do Grupo de Jovens São Pedro (GRUJOSP) no ano de 2006, onde participou de diversas lutas em prol do bem comum da região da areia. 

Participou do programa jovem empreendedor do SEBRAE, na qual elaborou um plano de negócios para a cajucultura na região de Apodi/RN, sendo este plano de negócio eleito o melhor plano de negócios do Rio Grande do Norte no ano de 2006, na qual foi laureado pela então governadora do estado Wilma Maria de Faria. 

A partir de 2006 foi morar em Mossoró/RN ao ser aprovado no vestibular para o curso de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), morando durante a condução do curso na vila acadêmica Vingt-un Rosado, pertencente à UFERSA, onde foi eleito prefeito dessa residência no ano de 2010 e entre os anos de 2009 e 2010 também exerceu monitoria da disciplina “fisiologia vegetal” nos cursos de agronomia e zootecnia. Tornou-se Engenheiro Agrônomo em fevereiro de 2011 pela mesma universidade.

A partir de 2011 foi morar em Fortaleza/CE ao ser aprovado no processo seletivo para o mestrado em agronomia/fitotecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC) para executar pesquisa na área de manejo de grandes culturas no estado do Ceará. Em fevereiro de 2013 tornou-se mestre em agronomia/fitotecnia pela UFC.

Atualmente trabalha na pesquisa voltada para o manejo de grandes culturas na agricultura familiar, tendo desenvolvido seu trabalho de dissertação de mestrado com o cultivo de mamona consorciada com culturas alimentícias (feijão caupi e milho) em diferentes arranjos espaciais em regime de sequeiro na região de Quixadá/CE.

Fonte: Antonio Francelino de Oliveira Filho