Pesquisar neste blog

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Francina Mota - poetisa

FRANCISCA FRANCINA MOTA DE MELO, natural de Apodi - RN. Estudou o primário na Escola Estadual Ferreira Pinto, o segundo grau no Projeto Logos II e se formou em Pedagogia pela UVA-Universidade do Vale do Acaraú, em Apodi. Ensinou durante 27 anos na Escola Isolada de Santa Cruz. Apodi RN.

Oriunda do meio rural, aprendeu com seus pais o ofício sagrado de semear os campos, fazê-los produzir bons frutos para assegurar a sustentação de sua família no semi-árido nordestino. Por essa razão, fundou, em parceria com outros lavradores a Associação de Agricultores Familiares de Santa Cruz, onde exerceu a função de presidente por três mandatos. Agricultora, exímia Poetisa e Professora da rede pública a frente dos movimentos sociais escreveu versos voltados para a realidade do homem do campo.

Dona Francina é conhecida por sua determinação e garra para trabalhar pelo desenvolvimento da sua comunidade e por demonstrar a força que tem a mulher do campo. É confreira da Academia Apodiense de Letras (AAPOL), desde sua fundação em 2006, com a cadeira nº 14.

2 comentários:

Marcos pinto disse...

Faltou os nomes dos pais da Professora, onde nasceu, e o fato de que ela é poetisa, inclusive fazer constar uma de suas poesias.

Caubí Torres disse...

Exatamente confrade Marcos Pinto. Faltou. VOcê tem alguma dessa informação? Se tiver mande a gente atualiza. Obrigado pela leitura e sugestões.