Dissertação: Letramento Científico: uma análise do uso social dos conhecimentos construídos nas ciências naturais e matemática 
Autor(a): Kaiser Jackson Pereira de Sousa 
Programa: Pós-Graduação em Ensino 
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 
Publicação: 2019 
Fonte do artigo: UERN 


Resumo:
No momento atual da sociedade as questões científicas são discutidas por vezes sem nenhum embasamento científico. Nota-se, então, que não cabe mais aquele ensino que visa apenas a memorização de conceitos e fórmulas, mas que se construa uma aprendizagem na qual os estudantes possam, dentre outras coisas, utilizar os conhecimentos escolares no seu cotidiano visando o bem comum para todos. O presente trabalho discute sobre elementos que possam direcionar a construção de habilidades de Letramento Científico (LC) pelos estudantes concluintes do ensino médio integrado do IFRN campus Pau dos Ferros. A pesquisa foi iniciada com as discussões sobre o tema, autores como Shen (1975), Norris e Phillips (2003), Fourez (1997), Mamede e Zimmermann (2005), Santos (2007), Soares (2016) debatem o LC, sobre o uso dos conhecimentos escolares, principalmente os de natureza científica, por parte dos estudantes na sua vida social fora do ambiente escolar. Com o intuito de verificar a quantidade de produções acadêmicas sobre o tema, foi realizado um estado da arte, em que se constatou um número significativo das mais diversas produções, como artigos, trabalhos apresentados em eventos, dissertações, teses e trabalhos de conclusão de cursos de especialização. Notou-se ainda que não havia trabalhos sobre LC no âmbito do ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica, dando assim um caráter de ineditismo a presente dissertação, ainda mais por ela ter sido desenvolvida no IFRN. Posteriormente, foi feita uma análise nos principais documentos da instituição, com o objetivo de encontrar indicações metodológicas para os professores embasarem suas práticas de modo a construir habilidades de LC. Os documentos analisados foram o Projeto Político Pedagógico (PPP), as Propostas de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio (PTDEM) e os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). A análise documental seguiu a metodologia de Bardin (2011) e percebeu-se uma quantidade significativa de recortes dos documentos que podem auxiliar os docentes a realizarem seus fazeres para tentar construir nos estudantes o LC. Por fim, para avaliar se as habilidades típicas dos que são letrados cientificamente estavam sendo construídas nos estudantes foi aplicado o Test of Scientific Literacy Skills (TOSLS) elaborado por Gormally, Brickman e Lutz (2012). O número de acertos e erros das questões mostrou que algumas habilidades de LC estão sendo bem desenvolvidas nos discentes, mas outras precisam de uma maior atenção e devem ser melhor trabalhadas. Cabe destacar que a presente dissertação não possui nenhum caráter fiscalizador ou tenta procurar culpados por causa dos resultados, a intenção é de causar reflexão em todos os atores envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem para que o IFRN continue sempre ofertando uma educação de qualidade, formação humana integral e emancipadora nos seus estudantes.