Bacharel formado em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela Faculdade de Direito do Recife, sendo investido no grau com a turma do ano de 1911. Norte-riograndense, nasceu na cidade do Apodi a 19 de Julho de 1885. Filho legítimo do Coronel Antonio Ferreira Pinto e D. Claudina Pinto. O Cel. Ferreira Pinto teve enorme prestígio na política do Partido Republicano Federal (PRF), Deputado ao Congresso Legislativo Estadual, patrono do Grupo Escolar da cidade de Apodi, da tradicional família sertaneja.

Fez estudos do curso secundário em Mossoró, Natal e Recife. Depois de formado, exerceu cargos de Promotor Público de Apodi e da Comarca de Macaíba. Consorciou-se em sua terra natal com dona Filomena Gurgel do Amaral, irmã de Tilon Gurgel, deixando dois filhos: Raimundo Gurgel Ferreira Pinto e Maria de Lourdes Gurgel Ferreira Pinto. Faleceu em Natal a 19 de Janeiro de 1919.

O Jornal "O NORDESTE", de Mossoró, pertencente ao Apodiense José Martins de Vasconcelos, em sua edição de 28.02.1919, assim registra o acontecido:

"FALECIMENTO - Dr. vicente Ferreira Pinto, que vinha exercendo há tempo o cargo de Promotor Público de Apodi, donde é natural e onde gozava de muita estima e consideração, acaba de falecer vítima da epidemia da Influenza.(Gripe espanhola).

Atualmente, era Promotor de Macaíba, sucumbindo pela terrível epidemia que ainda assola o País, do litoral ao centro.

FONTE: Vide livro "BACHARÉIS DE OLINDA E RECIF