A região da chapada do Apodi, é uma das áreas mais ricas de nosso município, é onde está localizado o solo mais fértil do mundo, onde está localizada a maior parte de nossa flora natural (Caatinga), região essa que também é rica em produção de mel e produtos derivados do caprino. É uma região muito extensa, porém de riquezas tão diversa quanto à cultura de seus habitantes. É a região onde estão localizados os projetos de assentamento de nosso município. Mais é também uma região castigada pela falta de água, pra se ter uma idéia, há locais na chapa que só conseguimos achar água no solo numa profundidade de quase 500 metros.

Essa região é caracterizada também pela extração de minerais, o que tem seus pontos negativos e positivos. Nessa região também está localizado o parque arqueológico, que recebe turistas do mundo inteiro.

O grande ponto fraco dessa região é a ausência de políticas municipais de apoio as famílias, a falta de estradas, pois como o solo é rico em minerais e nutrientes, o solo encharca com facilidade tornando o deslocamento das famílias quase que impossível.

Mas isso tudo está sendo fortemente ameaçada pela concretização do projeto de Irrigação da Chapada, que irá distribuir um canal que abastecerá essa região com água da Barragem de Santa Cruz, que provavelmente não será destinado ao pequeno agricultor, que hoje faz dessa região a mais produtora de mel e produtos caprinos, de hortaliças e frutas adaptadas a região uma verdadeira diversidade produtiva. Se caso esse projeto venha a se concretizar, passaremos a ver nossos amigos agricultores trabalhando do alugado, produzindo para as grandes multinacionais, igual ao vale do Açu, e não veremos mais a diversidade de culturas, e sim a monocultura em grande escala.