No último dia 02 de outubro, foi publicado no Diário Oficial, o termo de homologação e adjudicação da licitação para a construção do campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a UERN em Apodi. O documento transforma um sonho antigo da população em realidade, uma vez que a implantação de um campus universitário no município está cada vez perto.

Atualmente, Apodi contém cerca de 700 universitários que se deslocam diariamente para as cidades de Mossoró e Caraúbas, onde se concentram os campi universitários mais próximos.

Para o acadêmico de Direito, Pedro Acioly, a chegada da UERN no município só tem a beneficiar, não só na área da educação, mas em diversos outros setores, como a economia.

"Nós vamos ter o benefício da expansão urbana da cidade, com a chegada de novos alunos e professores, resultando no desenvolvimento social e solidário da região da Chapada, onde vai ficar o campus da UERN. E dentre outros benefícios, posso citar a questão da geração de emprego no município, injeção na economia local e a diversificação de cursos que vão vir pra Apodi. É extremamente importante que a população de Apodi continue unida, e que a nossa bandeira seja a bandeira da UERN, para que a gente cobre a concretização real desse sonho", disse ele.

Com a aproximação da concretização do sonho dos apodienses, cresce a expectativa de cursar o ensino superior em sua própria terra, sem precisar se deslocar grandes distâncias, foi o que comentou ainda o universitário Pedro Acioly.

"Já faz uns 40 anos de luta que Apodi tenta realizar esse sonho, e agora finalmente vai sair do papel, é um sentimento compactuado por todos. Nós universitários passamos por muitas dificuldades, é ônibus lotados, as vezes quebrados, e a gente fica a mercê da universidade mais próxima que fica em Mossoró. Ao meu ver, essa universidade chegando aqui é um ganho enorme para a cidade de Apodi", concluiu Pedro.

O campus da UERN em Apodi foi licitado em mais de R$ 4 milhões. A estrutura ficará localizada na zona rural do município ás margens da BR – 405 na Chapada do Apodi.

A sua construção começará após a empresa vencedora do certame licitatório assinar o termo de contrato junto á instituição.

Por Josemário Alves - Portal S.O.S Notícias do RN