Pesquisar neste blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Feiras

A antiga feira livre realizada nos dias de sábado, na sede municipal, conhecida tradicionalmente na região, pode colocar-se entre as de maior movimento no Rio Grande do Norte. Não só pelo expressivo número de pessoas que reúne feirantes, comerciantes, criadores, trabalhadores, que se deslocam de diferentes municípios da região, mas sobretudo, pelo expressivo volume de mercadorias comercializadas. Nos demais dias da semana, isto é, de domingo a sexta-feira, realizam feiras livres na sede do município. 

A feira livre teve início na década de 1950, com a demolição do mercado antigo. Alguns feirantes passaram a colocar sobre as calçadas de pedra, nas proximidades do mercado demolido, gêneros alimentícios para vender aos consumidores. Daí a origem do nome dado até hoje, à venda de mercadorias naquele local, “feira de pedra”.

 À proporção que a cidade foi crescendo, com ela também cresceu a “feira da pedra”, aumentando seu movimento de venda, no mesmo local, ao lado do mercado novo. Apodi, cidade pequena, tem o privilégio de realizar feira diariamente. 

Fonte: Apodi no Passado e no Presente - Válter de Brito Guerra. Coleção Mossoroense - Volume CII - 2ª Edição, 1998. 

Nenhum comentário: