Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Nêgo de Tomaz - ex-vereador


FRANCISCO CARVALHO NORONHA, conhecido por “Nêgo de Tomaz”, nasceu em Apodi-RN, no dia 08 de dezembro de 1934, filho de Maria da Conceição Noronha e do coveiro Tomaz Gomes de Carvalho(Tomaz Tito).

Casou-se em fevereiro de 1955, com Maria da Costa Noronha(Dona Marieta), com que teve 11 filhos: José Alberto de Noronha, Luis Aliésio de Noronha, Luis Aldenir de Noronha, Antonio Aécio de Noronha, Alcivar de Noronha, João Adalberto de Noronha, Alvacir de Noronha, José Hamilton de Noronha, José Alvani de Noronha, Maria Evânia de Noronha e Alvaneide de Noronha. Criaram ainda um filho de nome: Alinaldo Quênio Gomes. 

Sua primeira professora particular foi Lourdes de Pequenino. Concluiu o ensino primário(1ª a 5ª série) com Dasdores na Escola Estadual Professor Gerson Lopes. Logo após, começou a trabalhar como sapateiro com o senhor Raimundo Melo. Em seguida como ferreiro com o finado Moises,  e por último como dentista plástico. 

Entrou na política na década de 60, com o apoio do Prefeito Izauro Camilo de Oliveira. Com essa ajuda elegeu-se vereador de Apodi por 4 mandatos, foi também Presidente da Câmara Municipal de Apodi por três mandatos. Seu Nêgo também apoiava o Prefeito Valdemiro Pedro Viana, com a famosa “Dobradinha” Izauro/Valemiro; Valdemiro/Izauro. Chegou a candidata-se a vereador uma quinta vez, porém não obteve êxito e daí para frente não conseguiu mais eleger-se vereador de Apodi. 

Fez vários projetos em prol do município de Apodi, alguns foram aprovados já outros não. Morou 17 anos na Avenida Marechal Floriano, depois morou dois anos na Rua Nossa Senhora da Conceição, e atualmente mora na Rua São João Batista. 

Nenhum comentário: