Pesquisar neste blog

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Criação da Bandeira e do Escudo Municipal de Apodi

CRIAÇÃO DA BANDEIRA E DO ESCUDO MUNICIPAL DE APODI

LEI MUNICIPAL Nº 44, DE 16 DE AGOSTO DE 1982
Cria Bandeira e Escudo Municipais.

O PREFEITO MUNICIPAL DE APODI; Faço saber que o Poder Legislativo aprovou e Eu sanciono a seguinte LEI:

Art. 1º - Ficam criados a Bandeira e o Escudo do Município de Apodi, Estado do Rio Grande do Norte, com as seguintes características e constituições:

a) Bandeira: um Retângulo, tendo sua largura três quatros do seu comprimento, onde aparecem três Flexas verticais nas cores Verde junto ao Mastro, Branca no centro e Amarela na ponta, todas de iguais larguras, simbolizando as usadas pelos índios em seus instrumentos e indumentárias, e também as cores Nacionais, incrustando-se no centro da cor Branca e Escudo Municipal, com proporções de oito por sete de altura e largura, respectivamente.

b) ESCUDO ou BRASÃO, com proporções de oito por sete de altura e largura respectivamente, com uma configuração Oval, graficamente representado por dois Arcos em pé, três flexas em formato de cruz, sendo uma em pé e duas horizontais e confrontados, e uma Lança em posição vertical, com a ponta para baixo e em sentido de cor Amarela, passando pelo centro da cruz. No centro desta cruz, um papel em forma de Pergaminho, incrustando-se no seu centro os nomes, pela ordem, de cima para baixo, “Poty”, “Pody”, “Apodi”. Logo abaixo do Escudo, completando-o, duas mãos até a metade dos antes-braços, em aperto amigável, sendo a que vem do lado do Mastro. Em disposição fronteiriça.

c) No Escudo aparecem as cores:Amarela, o Pergaminho e as Hastes das flexas e dos Arcos; Verde, os Penachos das Flexas; Preto, a Lança, os nomes e os contornos das Armas índigeneas, do Pergaminho e das mãos, e das cordas dos Arcos; as mãos dadas e os ante-braços, da cor da raça branca.

d) As Armas indígenas que aparecem no Escudo caracterizam os primitivos habitantes que dominavam a Região; a cruz lembra a presença dos Jesuítas na catequese dos selvagens e o desenvolvimento econômico e sócio-cultural da terra; o papel em forma de pergaminho registra a concessão de Sesmarias feitas pelos irmãos Manoel Nogueira Ferreira e João Nogueira, descrevendo, também, o nome “Apodi”, derivação originária de ‘”Poty”’ ou “Pody”, Camarão, por causa da tribos de Paiacus, dominantes da área do Município; as mãos dadas representam o esforço simultâneo dos irmãos Nogueira, primeiros povoadores da Região, dedicados ao cultivo da terra e a criação de gado que, auxiliados pelos padres Jesuítas conseguiram dar os primeiros passos ao desenvolvimento do território conquistado.

Art. 2º A Bandeira e o Escudo Municipais, criados no artigo anterior, bem como o Hino do Apodi, com letras e música de autoria de José Martins Vasconcelos, constituem os Símbolos do Município de Apodi, usados de acordo com a permissividade das leis constitucionais do País.

Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Gabinete do Prefeito Municipal de Apodi, em 16 de agosto de 1982, 159º da Independência e 92º da República.

VALDEMIRO PEDRO VIANA – Prefeito
Gilvan Viana de Souza – Secretário


Fonte: Jota Maria - Pesquisador do Portal Oeste News 

Nenhum comentário: