Pesquisar neste blog

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Isa Mota - professora

ISA DE ACETO MOTA E SOUZA, nasceu no dia 19 de julho de 1927 em Portalegre – RN. Estudou na Escola Isolada Coronel Antônio Francisco, em Felipe Guerra-RN. Em 05 de outubro de 1944 foi nomeada professora. Em 1950, concluiu o ensino médio, e na década de 60 fez o curso de Diretora de Grupo em Natal-RN. 

Ensinou no MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização, no Funcional, no Reforço e na Educação Integrada. Trabalhou durante 40 anos promovendo o conhecimento necessário à formação do ser humano. Foi escrutinadora da Justiça Eleitoral. 

Exerceu o oficio de Catequista, Coordenadora Bíblica, Membro Ativo da Legião de Maria. Como escritora e poetisa escreveu o livro “Poesias e Sonetos”. 

Conhecedora profunda da Língua Portuguesa, não pronuncia frases desconexas, fora dos padrões gramaticais. Era viúva do Sargento Joaquim Kadete da Silva. Excelente professora, Dona Isa é um expoente da educação do nosso município. Isa Mota faleceu em sua terra natal no dia 11 de julho de 2007. 

Fonte: Paisagens Femininas de Apodi - Vilmaci Viana 

Um comentário:

Bruno Coriolano disse...

Se não estou enganado, ela foi também uma das fundadoras do Movimento Escoteiro em Apodi. Lembro de tê-la encontrado anos atrás, quando eu eu escoteiro, e ter ouvi Dona Isa Mota cantar o Hino Escoteiro. Muito acham que a primeira patrulha de escoteiros foi fundada em 1994, mas não é bem verdade. Antes disso, Isa Mota já havia participado do movimento em Apodi. (é preciso investigar mais um pouco sobre tal informação, pois não tenho registros que comprovem o que eu acabei de escrever.) Ótimo blogue.