MARIA SONETH DA SILVA FERREIRA GOMES, mas conhecida com Soneth Ferreira, a terceira das seis filhas de Zita Maria e Neto Ferreira, nasceu no dia 24 de outubro de 1981, na  comunidade de Retiro, no município de Apodi/RN, onde viveu sua infância e juventude. Começou a participar coletivamente do grupo de adolescentes da Capela de São Pedro, no Sítio Córrego. 

De famílias tradicionais da região da Areia, Soneth Ferreira desenvolveu trabalhos rurais e comerciais com a família. Na falta de mais oportunidades, ao lado do seu esposo buscou-as em outra cidade onde cercados de desafios, mas com trabalho e dedicação, conseguiu ser uma das responsáveis pela administração de sua própria microempresa. 

Almejando realizar novamente a sua trajetória, em sua microempresa Soneth Ferreira prioriza valorizar a capacidade de seus colaboradores conterrâneos, os quais são maioria em número de funcionários em seu empreendimento. A vida longe do apreço familiar amadureceu seus desejos de fazer parte da coletividade em ações que visam o bem comum a todos da sociedade apodiense.

Por um trabalho Coletivo e Sustentável, com esse lema, nas eleições municipais de 2012, foi eleita vereadora do município de Apodi para o mandato 2013/2016, com 1.044 votos pelo PDT.  

“Só quem sai do aconchego familiar, e da companhia dos amigos, sabe o quão difícil é viver distante de suas origens, é tempo de regressar e lutar pela nossa gente”. Soneth Ferreira.