Resumo do fim de Moraes Navarro tirado dos Documentos relativos ao Mestre de Campo.
"Mathias Cardoso, mas naquele ano foi provido em sargento-mor do terço do destemido sertanejo.

2) Efetivamente sucedeu ao dito Mathias Cardoso como Mestre de Campo dos Paulistas empenhados contra índios do Rio Grande e Ceará mais a frente de um novo terço, que o de Mathias se tinha desorganizado e dispersado.
3) O que deu causa a representação da Câmara de Natal, a Pastoral do bispo frei Francisco de Lima e ao processo, que seguiu, não foi a destruição dos Janduins, mas sim dos Paiacus do rancho de Jenipapoassu.
3) Moraes Navarro não exercia mais o seu alto posto em 1701, porquanto a esse tempo jazia na prisão em Pernambuco" - Barão de Studart

Nos documentos, os Paiacus de Apodi não se conformavam, protestavam e lutavam à procura de vingança pela morte do seu maior cacique, Jenipapoassu. Até que fim, na época, os jesuítas fecharam as portas da igreja de Assú, excomungaram Moraes Navarro, o prenderam e levaram para Pernambuco.

''Procurei muito em documentos sobre o fim de Moraes Navarro, até que encontrei, e agora estou aliviada em saber que ele não ficou imune à justiça. Agradeço ao arqueólogo Luiz Dutra por me fornecer às cópias deste documento. A nossa história Paiacus-Tapuias é muito rica, eu me orgulho em fazer parte dessa raça.'' - Lucinha Tavares 


Por Lucia Maria Tavares - descendente dos Tapuias Paiacus do Apodi