Pesquisar neste blog

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Resumo do fim de Moraes Navarro

Resumo do fim de Moraes Navarro tirado dos Documentos relativos ao Mestre de Campo.
"Mathias Cardoso, mas naquele ano foi provido em sargento-mor do terço do destemido sertanejo.

2) Efetivamente sucedeu ao dito Mathias Cardoso como Mestre de Campo dos Paulistas empenhados contra índios do Rio Grande e Ceará mais a frente de um novo terço, que o de Mathias se tinha desorganizado e dispersado.
3) O que deu causa a representação da Câmara de Natal, a Pastoral do bispo frei Francisco de Lima e ao processo, que seguiu, não foi a destruição dos Janduins, mas sim dos Paiacus do rancho de Jenipapoassu.
3) Moraes Navarro não exercia mais o seu alto posto em 1701, porquanto a esse tempo jazia na prisão em Pernambuco" - Barão de Studart

Nos documentos, os Paiacus de Apodi não se conformavam, protestavam e lutavam à procura de vingança pela morte do seu maior cacique, Jenipapoassu. Até que fim, na época, os jesuítas fecharam as portas da igreja de Assú, excomungaram Moraes Navarro, o prenderam e levaram para Pernambuco.

''Procurei muito em documentos sobre o fim de Moraes Navarro, até que encontrei, e agora estou aliviada em saber que ele não ficou imune à justiça. Agradeço ao arqueólogo Luiz Dutra por me fornecer às cópias deste documento. A nossa história Paiacus-Tapuias é muito rica, eu me orgulho em fazer parte dessa raça.'' - Lucinha Tavares 


Por Lucia Maria Tavares - descendente dos Tapuias Paiacus do Apodi 

Nenhum comentário: