Pesquisar neste blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Vilmací Viana - escritora

 vivi
Maria Vilmací Viana dos Santos (VIVI) Nasceu no Sitio Santa Rosa, Município de Apodi -RN, no dia 17 de Maio de 1962. Filha do Agricultor e Ex-Prefeito de Apodi Valdemiro Pedro Viana e da Artista Plástica Maria Fernandes de Sousa ( Mozinha). Casada com o empresário ceramista engenheiro, Genival Santos e mãe de Anabele Viana Santos.

Em 1982 graduou-se em Educação Artística, Habilitação em Artes Cênicas na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Em 1988. Pós-graduou-se em Educação Especial na FAFI-BH Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte-MG .

Seu Histórico Escolar teve inicio na Escola Ferreira Pinto onde concluiu em 1972 seu curso Primário e na Escola professor Antônio Dantas onde concluiu em 1977 o Curso Ginasial. Todas escolas públicas da cidade de Apodi-RN. Em Natal-RN, concluiu em 1980 o Segundo Grau e fez Curso de Auxiliar de Escritório no Hipócrates Colégio e Curso .

Exerceu a função de Professora de Educação Artística durante os anos letivos de 1985 e 1986 nas Escolas da Rede Oficial de Ensino do RN: Anísio Teixeira e Atheneu Norte-Riograndense.
Em 1982 iniciou a função de Assessora Parlamentar na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte.

No Estado de Rondônia ( Período de 1989 A 1998 ) Exerceu várias funções: Arte-educadora da Divisão de Ensino Especial da Secretaria de Educação do Estado, onde prestou serviços as APAES, Sociedade Pestalozzi e Escolas Afins. Foi assessora da presidência do IPERON – Instituto de Previdência do Estado de Rondônia. Exerceu o cargo de Secretária de Cultura do Estado de Rondônia no período de 1997 a 1998.

Escreveu os livros:
TRAJETÓRIAS POLÍTICAS – ISAURO E VALDEMIRO ) julho de 1997;
PAISAGENS FEMININAS DE APODI (maio de 2006) – Coleção Mossoroense;
Produziu o MEMORIAL VALDEMIRO PEDRO VIANA e a EXPOSIÇÃO DE PINTURA EM TELA –AQUARELAS DA MOZINHA) – APODÍ – RN;
É membro fundador da Academia Apodiense de Letras ( APODI –RN) e do Memorial da Mulher (NATAL-RN);
Membro da Academia Feminina de Letras do RN;
Membro da AJEB ( Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil, seção RN);
Membro da SPVA- RN Sociedade dos Poetas Vivos e Afíns do RN;
Membro do CLAMBOM- Clube dos Amantes da Boa Música;
Faz parte do Movimento Poetas Del Mundo ( Cônsul-Poeta do Bairro Lagoa Nova NATAL- RN)

Atualmente trabalha na área cultural onde desenvolve pesquisas, buscando resgatar e engrandecer a cultura do estado do RN.
Desenvolve um trabalho de difusão cultural através do blog:  www.vivicultura.blogspot.com

Nenhum comentário: