Pesquisar neste blog

domingo, 29 de setembro de 2013

Dona Mozinha

MARIA FERNANDES DE SOUSA, também conhecida por ''Dona Mozinha'' Viana, nasceu nos campos floridos de algodão das várzeas do Sítio Santa Rosa, município de Apodi/RN, no dia 25 de dezembro de 1932. Filha dos agricultores Francisco Manuel de Sousa e Sebastiana Gurgel Fernandes. Passou toda sua infância brincando com bonecas de pano, dançando pastoril, correndo nos campos de algodão da sua aldeia e estudando com as professoras Vicência Morais e Adalzira Barbosa.

Aos quinze anos, na primavera da vida, conheceu seu grande amor, Valdemiro Pedro Viana com quem casou em 19 de abril de 1952. dessa próspera união nasceram seus dez filhos: Neta Viana (in memorian) Rita, Gilvan, Socorro, Dilma, Vilma,Vilmaci, Antônio, Valdemiro Filho (Junior) e Vanuza.

Após concluir o curso magistério-pedagógico em 1970 foi contratada pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte para ser professora primária na Escola Estadual Ferreira Pinto na cidade de Apodi. Passou a maior parte de sua vida ensinando através da pedagogia do amor, cuidando dos seus filhos, assessorando o marido na política e administrando seu lar.

Mozinha, mãe, educadora, costureira, bordadeira e artista plástica, aposentada e adorava estar com sua família, cantar com seus filhos músicos e poetas, ler cordéis e contar histórias para seus netos e bisnetos. Amava  sua terra Apodi e cuidava como uma boa matriarca da família Viana. Dona Mozinha faleceu no dia 08 de março de 2017. 

Fonte: Vilmaci Viana, filha de Dona Mozinha.

Nenhum comentário: