FRANCISCO CARVALHO DE NORONHA, mais conhecido por “Nêgo de Tomaz”, nasceu em Apodi/RN, no dia 08 de dezembro de 1934, sendo filho do coveiro Tomaz Gomes de Carvalho(Tomaz Tito) e Dona Maria da Conceição Noronha.

Sua primeira professora particular foi Lourdes de Pequenino. Concluiu o ensino primário(1ª a 5ª série) com a professora Dasdores na Escola Estadual Professor Gerson Lopes. Logo após, começou a trabalhar como sapateiro com o senhor Raimundo Melo. Em seguida como ferreiro com o finado Móises, e por último como dentista plástico, atividade que exerceu por muitos anos. Ele também foi dono de uma famoso jeep. 

Casou-se em fevereiro de 1955 com Maria da Costa Noronha(Dona Mariêta, falecida em outubro de 2014), com que teve 11 filhos: José Alberto de Noronha, Luis Aliésio de Noronha, Luis Aldenir de Noronha(Bobina), Antonio Aécio de Noronha, Alcivar de Noronha, João Adalberto de Noronha, Alvacir de Noronha, José Hamilton de Noronha, José Alvani de Noronha, Maria Evânia de Noronha e Alvaneide de Noronha. Criaram ainda um filho de nome: Alinaldo Kênio Gomes(Buiú Noronha).

Entrou para a vida pública no dia 15 de novembro de 1976, elegendo-se vereador em Apodi pelo partido da ARENA(Aliança Renovadora Nacional), com 433 votos, sendo inclusive o vereador mais votado daquela eleição. 

Com o fim do bipartidarismo no Brasil(ARENA x MDB), filiou-se ao Partido Democrático Social - PDS, e reelegeu-se vereador nas eleições de 15 de novembro de 1982, com uma votação de 282 votos. 

Nêgo de Tomaz concorreu à reeleição em 15 de novembro de 1988, desta vez pelo Partido Liberal(PL), mas não galgou êxito, obtendo 254 votos. 

Mas, voltou a disputar a vereança nas eleições de 03 de outubro de 1992, conquistando o terceiro mandato de vereador, pelo PDS, com 393 votos. Renovou seu mandato na Câmara Municipal em 03 de outubro de 1996, pelo PFL(Partido da Frente Liberal), com 646 votos. 

Candidatou-se à Câmara Municipal pela quinta vez nas eleições de 01º de outubro de 2000, pelo PFL, obtendo 419 votos, mas sem sucesso. Ficou com a segunda suplência de sua coligação. A partir dai, abandonou a vida pública e passou a dedicar-se a família. 

Francisco Carvalho de Noronha foi Presidente da Câmara Municipal de Apodi por três vezes, durante os biênios de 1979-1980, 1983-1984 e 1987-1988. Foi vice-presidente da Mesa Diretora da CMA nos biênios 1997-1998 e 1999-2000. 

Durante sua trajetória política, seu Nêgo apoiou os governos dos ex-prefeitos Izauro Camilo de Oliveira, Valdemiro Pedro Viana e Hélio Morais Marinho. Seu mandato parlamentar foi voltado a elaboração de leis, projetos, solicitações em prol do desenvolvimento do município de Apodi. Um homem íntegro e de boa índole que ajudava as pessoas sem medir esforços.

Nêgo de Tomaz morou por 17 anos na Avenida Marechal Floriano, depois morou dois anos na Rua Nossa Senhora da Conceição, e por último residiu na Rua São João Batista. 

As portas de sua residência estiveram sempre abertas para a acolhida de todos que passassem pelo centro de Apodi. Sua calçada era o encontro de familiares e amigos, que tratavam dos mais variados assuntos, seja sobre futebol ou política. 

O ex-vereador Francisco Carvalho de Noronha faleceu em sua terra natal, no dia 30 de novembro de 2018, aos 83 anos de idade.

Texto atualizado em 30/11/2018
Matéria copiada do blog Fatos de Apodi de Francisco Veríssimo