O Grupo de Mulheres Arte em Palha foi fundado no ano de 2002, na Comunidade de Trapiá II, com o apoio de algumas organizações, como a Associação Comunitária de Trapiá, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi - STTR, PDA Santa Cruz e Visão Mundial.

Neste ano de 2002 foram capacitadas 27 mulheres dessa comunidade, para fazer artesanatos com a palha da carnaúba, elas escolheram essa atividade com o objetivo de resgatar a cultura da comunidade, que desde os antepassados trabalhavam com essa matéria-prima a qual é abundante na comunidade, além disso, visavam a organização das mulheres, a valorização do trabalho coletivo e melhoria na renda familiar.

O grupo comercializa a produção através da Rede Xique Xique de Comercialização Solidária com sede em Mossoró, na Stand de Comercialização Solidária Xique Xique, Núcleo/Apodi, localizada na Casa de Cultura Popular de Apodi e em feiras eventuais de Economia solidária.

Atualmente o grupo é composto por 08 (oito) mulheres: Diana, Doura, Geiza, Joana, Tica, Trindade, Marcione e Maria Antonia. Já tem sede própria e já exportaram carteiras de palha até para a França.

Blog do grupo: http://grupoartepalha.blogspot.com/