JOSÉ MARTINS DE VASCONSELOS, nasceu na cidade do Apodi, no dia 11 de novembro de 1874. Ainda muito moço foi para Mossoró a fim de procurar trabalho e estudar. Ali iniciou sua vida, desenvolvendo atividades modestas; foi vendedor de jornais, alfaiate, músico, para depois ingressar no jornalismo, dedicando-se ao mesmo tempo a serviços tipográficos, instalando uma tipografia, “O NORDESTE.” Ainda hoje em pleno funcionamento.

Participou ativamente de todos os movimentos literários e políticos de sua época, fundou jornais, fez teatro, criou bandas de música, escreveu e publicou  os seguintes livros: “Saltérios da Saudade” (poesias), Renovos D’Alma” (poesias), O “Sultão” (poesias), “História do Sertão”(contos), “Goivos”(poesias).

Faleceu em Mossoró aos 73 anos de idade, onde viveu e desenvolveu suas atividades de jornalista, poeta, músico, comerciante e intelectual dos mais primorosos. Martins de Vasconselhos foi sócio do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE e membro efetivo da ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS.

Fonte: Apodi, sua história. Válter de Brito Guerra.

- Voltar para página das biografias