Tese: Conexões de Saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes 
Autor(a): Ady Canário de Souza Estevão 
Programa: Pós-Graduação em Estudos da Linguagem 
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte 
Publicação: 2015 
Fonte do artigo: UFRN 


Resumo: 
Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas discursivas inclusivas dos estudantes habitantes do programa conexões de saberes em uma universidade pública. A pesquisa situa-se no âmbito da linguística aplicada, área do conhecimento que toma como foco a linguagem sob o olhar interdisciplinar e constitui-se por um corpus composto pelo perfil, memoriais e entrevista coletiva. Essa investigação, no campo das humanidades, tomou a perspectiva teórica da análise do discurso francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux sobre discurso, interdiscurso, memória discursiva e produção de sentido, entrecruzando com os estudos educacionais e sociais sobre as políticas públicas de ações afirmativas. Compreendendo a linguagem como uma prática discursiva, a análise do discurso revelou efeitos de sentido na construção de saberes e fazeres dos estudantes oriundos de espaços populares impactados pelo programa. Conclui-se que o discurso dos estudantes produz uma discursividade inscrita em enunciados sobre as vivências, trajetórias e experiências quanto ao acesso e permanência na universidade.