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sábado, 5 de setembro de 2020

Dissertação de Leidiana Souza: O ensino de ciências humanas no Ensino Médio Integrado no IFRN: uma análise dos documentos institucionais

Dissertação: O ensino de ciências humanas no Ensino Médio Integrado no IFRN: uma análise dos documentos institucionais 
Autor(a): Francisca Leidiana de Souza 
Programa: Pós-Graduação em Ensino 
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 
Publicação: 2018 
Fonte do artigo: IFRN 


Resumo: 
Na presente pesquisa, discutimos acerca do ensino de Ciências Humanas no Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte. Buscamos responder ao seguinte problema: os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) Integrados Regulares e as Propostas de Trabalho das Disciplinas nos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado Regular e na modalidade EJA (PTDEM) – com enfoque nas Ciências Humanas – estão de acordo com as concepções, princípios e fundamentos do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição, possibilitando a prática do currículo integrado? Para responder ao referido questionamento, o objetivo geral foi analisar como as disciplinas de Ciências Humanas estão apresentadas nos PPC do IFRN e nas PTDEM, considerando a relação desses documentos com o currículo integrado presente no PPP dessa instituição. Como caminho para responder à questão e atender ao objetivo desta pesquisa, metodologicamente, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória sobre o ensino das disciplinas História, Geografia, Filosofia e Sociologia nos documentos institucionais do IFRN. Por se tratar de uma grande demanda de cursos, escolhemos, como recorte para a análise, pesquisar sobre os cursos que são ofertados em mais de três Campi. Dentre estes, os Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado na modalidade regular apresentados foram: Administração, Edificações, Eletrotécnica, Informática e Mecânica. Dentre os resultados alcançados, no que se refere aos documentos institucionais, podemos inferir que a comissão de elaboração dos planos dos cinco cursos analisados, assim como das PTDEM das disciplinas, seguiu uma espécie de modelo para a escrita das propostas. Quanto ao posicionamento dos cursos pesquisados sobre as disciplinas de Ciências Humanas, verificamos que não há uma maior consideração sobre os saberes advindos dessa área, tendo em vista que os objetivos, em sua maioria, estão centrados na formação profissional, sem haver uma maior interação entre a formação técnica e a formação geral/humana. Ao verificarmos as propostas das disciplinas para os cursos, deparamo-nos com uma situação inversa. As PTDEM centraram os objetivos na formação humanística, sem haver, muitas vezes, a correlação com os objetivos para a formação técnica. Pressupomos que, ao ser seguido um único modelo para os diferentes cursos, há um distanciamento quanto às propostas expressas no PPP do IFRN. Ressaltamos que tais desencontros não eliminam o comprometimento do IFRN em ofertar uma educação centrada na formação de cidadãos trabalhadores, desinteressada pela simples formação para o mercado de trabalho. Ainda assim, acreditamos que seja necessário haver uma reformulação nas propostas expressas nos documentos, para promover um maior diálogo entre disciplinas e cursos, pois tais desacordos 9 poderão limitar o desenvolvimento de uma formação integral e interdisciplinar, tão pretendida pelo IFRN.


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