Dissertação: Bem estar docente na Educação Infantil: uma análise sócio-histórica do seu processo de constituição 
Autor(a): Rosivânia Maria da Silva 
Programa: Pós-graduação em Educação 
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 
Publicação: 2015 
Fonte do artigo: UERN 


Resumo:
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar os significados e os sentidos do bem-estar docente de uma professora de escola pública da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada na perspectiva teórico-metodológica da Psicologia Sócio-Histórica, com especial destaque para as categorias sentido e significado, pensamento e linguagem, necessidades e motivos, atividade, mediação e historicidade. A produção de dados foi realizada através de entrevistas recorrentes e reflexivas, que, aplicadas junto a uma professora de uma Unidade de Educação Infantil do Município de Mossoró/RN, permitiram-nos avançar na compreensão do objeto de estudo aqui abordado. Para análise dos dados foi feita seguindo a lógica do procedimento metodológico denominado Núcleo de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2013). Assim, a interpretação dos dados deu-se à luz de cada narrativa, buscando a aproximação com as zonas de sentido, partindo do empírico para o concreto, tendo como suporte as proposições dos teóricos citados. Os resultados apontam que a professora inicialmente sentiu temor e medo, mas foi superando, e passou a se sentir satisfeita e realizada em trabalhar com as crianças da Educação Infantil. Além disso, indicam que a professora apresenta um quadro de bem-estar docente, quadro esse caracterizado e revelado por meio de algumas condições sociais e históricas, tais como: uma gestão qualificada e humana, trabalho coletivo entre professores, boas condições de trabalho e confortável estrutura escolar, entre outros fatores apontados e significados pela professora como mediações constitutivas do seu bem-estar. Como considerações, percebemos um grau elevado de bem estar docente da professora entrevistada, o que, teoricamente, vislumbra a possibilidade de que desenvolve uma prática pedagógica comprometida com o processo de ensino e aprendizagem, e que está próxima das necessidades educacionais de seus alunos.