Ninguém neste País de sã consciência, pode negar os enormes prejuízos e males causados à vida nacional, pela política partidária. 

É verdade que sempre aspiramos ao regime democrático, escolhendo os nossos governantes através do voto. Mas nem sempre essas aspirações tantas vezes conquistadas, corresponderam aos anseios e interesses do bem comum. 
O processo político instituído com o movimento de 31 de março de 1964, inspirado em sentimentos de patriotismo, depois desvirtuado pela enxurrada de erros e arbitrariedades cometidos, veio para pôr fim à anarquia reinante no Brasil, naquela época. 

O movimento apelidado de revolução surgiu em oposição aos velhos costumes de ordem administrativa há muito deturpados. Toda a máquina da administração pública estava entregue a grupos, constituídos em sua maioria de políticos profissionais, que se utilizavam dos bens do Estado para satisfazer interesses particulares. 

Inconformado com o regime de opressão, que chegou a implantar a tortura para presos políticos, o povo brasileiro foi às ruas, em sucessivas manifestações de protesto, exigindo a devolução de nossa liberdade. 

Até que, em 1978, os militares anunciaram que o regime de exceção, estava morto, com a extinção do Ato Institucional Nº 5, o mais rígidos de todos os atos baixados pela ditadura militar. 

Voltava o pais, finalmente, à ordem democrática, com a realização de eleições legislativas, depois eleição indireta para presidente da República, e mais tarde as Diretas Já, tudo como desejavam os políticos, já que ser político no Brasil é ter uma profissão rendosa. 

E ninguém se engane. Desta vez os políticos voltaram com mais sede ao pote, e os dirigentes da máquina administrativa do governo com mais disposição para roubar. 

E agora, que balanço podemos fazer após o término do regime autoritário? Os resultados, lamentavelmente foi a volta das mazelas que existiam no Brasil antes do golpe militar de 1964, além do surgimento de outras que estão infernizando a vida do povo brasileiro. 

Aí está, portanto, o Brasil mergulhado numa crise sem precedentes, mostrando um quadro caótico e preocupante. Inflação criminosa, assaltos fantásticos, inacreditáveis, sequestros cruéis, de adultos e crianças inocentes, desfalques bilionários e contrabando afrontoso, greves ilegais e guerrilhas urbanas, além de outros problemas que nos deixam atônitos e aflitos, sem rumo e sem esperança. 
Em meio a essa assustadora onda de escândalos surgem, para espanto de todos, fatos novos e inusitados, relacionados com a história de crimes que envolvem figuras que representam a lei e a justiça neste país. Promotores pronunciando magistrados, juízes de direito prendendo juízes, políticos cassando políticos, militares, tudo por conta de roubalheiras, crimes hediondos e massacres, de crianças também com requintes de extrema perversidade. 

Fonte: Mistura de Frases e Palavras - Válter de Brito Guerra(1998).