Você sabia que... 

A intelectual MARIA LUIZA BELTRÃO filha de apodienses, comandou um grupo de jovens das classes mais representativas do Rio de Janeiro e saudou o Presidente Getúlio Vargas? DONA JOAQUINA DANTAS foi a mulher que mais viveu em Apodi, falecendo aos 107 anos?

MARIA DA LUZ DE OLIVEIRA foi a Primeira Motorista de Caminhão de Apodi? 

JOSENIAS BEZERRA CAVALCANTE DA SILVA foi a primeira mulher evangélica de Apodi? 

MARIA DE DODÔ era responsável pelos altares da igreja Matriz, cuja função desempenhava com amor e desvelo, organizando os anjos no "Novenário de Maria", durante o mês de maio, aqueles anjos(humanos) não podiam fazer xixi durante as 5 horas de novena?

CÉU MAIA foi a primeira mulher a dirigir um time de futebol feminino em Apodi? DALVINHA e DORALICE aposentaram centenas de pessoas em Apodi? 

CURURUCU e PISA NA BARATA foram duas figuras folclóricas de Apodi?

 LUIZA CANTOFA foi uma índia da tribo Tapuias/Paiacus que lutou contra os Portugueses até a morte em defesa das terras da Ribeira do Apodi?

EDITE NORONHA foi uma figura folclórica de Apodi conhecida como Edite Peipô ou Berereca? NILDA DA NORONHA foi a primeira extensionista social de Apodi? 

ADETE MARINHO foi coordenadora do MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização de Apodi? 

MARIA DIPAULA prestou relevantes serviços à educação apodiense, lecionando particular em sua própria residência e que hoje é uma figura folclórica de Apodi? 

MARGARIDA DE FREITAS foi a maior proprietária de terras de Apodi? Suas posses abrangiam de Mossoró até a Paraíba.

IRACEMA, "A Virgem dos Lábios de Mel", romance do cearense José Alencar, teve passagem pelos rincoes da Chapada do Apodi?

SALOMÉ DIÓGENES PINTO e HILDA LOPES CORREIA PINTO foram a teceria e a quarta mulheres a votarem no Brasil?

 RAIMUNDA DANTAS foi a primeira mulher a reger uma Banda de Música de Apodi?


Fonte: Paisagens Femininas de Apodi - Vilmaci Viana