Pesquisar neste blog

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Primeiras Damas Municipais de Apodi

Joana Gomes de Góis Nogueira - Filha legítima do Tenente José de Góis Nogueira (Bisneto paterno da fundadora de Apodi Antonia de Freitas Nogueira e Manuel de Carvalho Tinoco). Joana faleceu em sua fazenda "São Lourenço das Várzeas do Apodi em 20.09.1864, deixando 07 filhos e vasta descendência de netos e bisnetos. Era Casada com capitão JOÃO NOGUEIRA DA SILVEIRA, primeiro Administrador de Apodi

Maria Gomes da Silveira - Filha do Tenente Manoel João da Silveira, da Serra do Martins-RN e de Bonifácia Barbosa de Lucena. Foi a segunda Primeira-Dama, casada que foi com o Capitão VICENTE FERREIRA PINTO (1] desse nome e pai do 2º) , este viúvo e ela também viúva, ambos com descendência.

Maria Clara Alves Ferreira Cavalcanti - Era a esposa do também Capitão VICENTE FERREIRA PINTO (2º deste nome e filho do 1º) que por sua vez foram os pais do Coronel Antonio Ferreira Pinto.

Josefhina Zenóbia de Oliveira - Foi casada com o Capitão SEBASTIÃO CELINO DE OLIVEIRA PINTO (Capitão Tatão da Ponta, que foi o único potiguar a receber a comenda de Cavaleiro da Ordem da Rosa, diretamente das mãos de D. Pedro II. 

Claudina Maria de Oliveira Neves Pinto(Claudina Pinto) - Era prima legítima do esposo Coronel ANTONIO FERREIRA PINTO

Angélica Maria da Conceição Costa Silveira - Era filha legítima do Major Luís Soares da Silveira e Maria da Conceição Costa Silveira, naturais de Mamanguape-PB e residentes em Apodi, e foi esposa do Capitão JOSÉ SULPINO PAES BOTÃO (Da família Diógenes, do Ceará), natural de Riacho do Sangue-Ce, atual Potiretama-CE, filho do Major Joaquim Sulpino Paes Botão e de Thereza Maria de Jesus, naturais do Riacho do Sangue-CE

Antônia Gomes de Oliveira Pinto - filha do Capitão Sebastião Celino de Oliveira Pinto e Josefina Zenóbia de Oliveira Pinto, casada que foi com o seu primo em segundo grau o Capitão OCTAVIANO GOMES PINTO, natural de Portalegre-RN, filho de outro de igual nome

Isabel Sabino de Oliveira Filha - (Bebela do Coronel João Jázimo Pinto) casou com o seu parente Coronel JOÃO JÁZIMO DE OLIVEIRA PINTO, filho do Capitão Vicente Ferreira PInto (0 1º) e Joaquina Mariana de Jesus.

Antônia Zenóbia Ferreira Pinto - Filha do Coronel Antonio Ferreira Pinto e Claudina Pinto, casou com seu primo Major Francisco Diógenes Paes Botão, filho do Capitão Joaquim Sulpino Paes botão e sua segunda esposa Isabel Sabina de Oliveira. 

Maria Salomé Diógenes Pinto - Casou com seu primo em segundo grau o Coronel Francisco Ferreira Pinto

Cezarina de Oliveira Pinto - casou com o Auditor Fiscal JOÃO PINTO, filho do Coronel Francisco Pinto.

Adalgisa Pinto da Silveira - filha de Lucas Soares da Silveira e de Zulmira Ferreira Pinto (filha do Coronel Ferreira Pinto e Claudina Pinto) casou com seu primo em segundo grau Coronel LUCAS PINTO.

Maria Zilar Holanda Pinto - Foi primeira Dama de Apodi de 1953 a 1957. Era casada com o prefeito JOSÉ DA SILVEIRA PINTO (Dr. Zé Pinto).

Maria do Carmo Maia Holanda - Natural de Apodi-RN, nascida em dia 21 de julho de 1927, filha de Alzira Magno Maia e Inácio Gabriel Maia. Foi Primeira Dama de Apodi no período de 1948 a 1952. Casada com o farmacéutico Francisco Holanda Cavalcante(Nenê Holanda).


Maria Gomes de Oliveira(Marica de Izauro) - conhecida popularmente por Dona MARICA nascida a 12 de dezembro de 1912 e falecida em 5 de maio de 2005. Foi Primeira Dama por duas vezes: 1963-1968 e 1973-1976. Era Casada com o prefeito Izauro Camilo de Oliveira.

Maria Fernandes de Souza(Mozinha) - Também conhecida por ''Dona Mozinha'' Viana, nasceu nos campos floridos de algodão das várzeas do Sítio Santa Rosa, município de Apodi/RN, no dia 25 de dezembro de 1932. Filha dos agricultores Francisco Manuel de Sousa e Sebastiana Gurgel Fernandes. Foi Primeira Dama de Apodi por duas vezes: 1969-1972 e 1977-1981. Casada com Valdemiro Pedro Viana

Maria Zuleide Marinho - Filha de Antonio Francisco de Lima e de Julia Senhorinha de Lima, nasceu em 26 de setembro de 1944, no Sítio São Lourenço, em Apodi-RN. Foi primeira Dama de Apodi de 1983 a 1985, na gestão do seu marido Hélio Morais Marinho.

Ângela  Maria de Melo Freire - Natural de Apodi, filha de Sêu Luiz Gonzaga Melo Foi Primeira Dama no período de 1985 a 1988. É Casada com Ivo Freire de Araújo.

Maria Gorete Nogueira Costa - Natural de Apodi, nascida em 4 de junho de 1952, filha de Manoel Gurgel de Brito e de Cleonice Morais, foi Primeira Dama de Apodi de 1989 a 1992. É Casada com Simão Nogueira Neto.

Mara Marlizete Duarte Marinho de Paiva - Nasceu no Sítio Juncal, Apodi-RN, filha de Antônio Duarte de Morais e Maria Lizete Marinho Duarte. Foi primeira Dama no período de 1997 a 2000. É casada com Evandro Marinho de Paiva(Vandinho).

Maria de Lourdes da Silveira Bezerra - A médica Dra. Lourdes, natural de Natal-RN. Filha do pequeno industrial, Severino Edísio da Silveira e da professora Catarina Soares da Silveira. Foi primeira Dama de Apodi por três vezes: 1993-1996; 2001-2005 e 2005-2008. É casada com o médico José Pinheiro Bezerra(Dr. Pinheiro).

Klébia Karina da Silva Gomes - Natural de Mossoró. É casada com o prefeito Flaviano Moreira Monteiro(2013-2016). 

Fontes: Paisagens Femininas de Apodi - Maio de 2006 - Vilmaci Viana 
Marcos Pinto - historiador apodiense.

Nenhum comentário: