VALÉRIO SILVEIRA DE GÓIS, filho de Antonio Batista da Silveira e Francisca Eudivan de Góis, nasceu na cidade de Apodi no dia 25 de fevereiro de 1986. Mora na cidade de Felipe Guerra. Muito curioso, desde pequeno teve uma enorme vontade de descobrir as coisas, sendo a vontade em saber ler uma delas. 

Inspirado na mãe, que era professora, gostava de rabiscar cadernos, brincar de ser professor era um dos seus passatempos favoritos; até aos 7 anos, ingressar na 1ª série da Escola Estadual Antonio Francisco realizando o desejo pela aprendizagem pelo hábito de ler. Em 1997, cursou todo Ensino Fundamental Maior na Escola Municipal Professor José do Patrocínio Barra, concluindo em 2000. Era uma aposta da família na época em que sua mãe o tirou e colocou em Apodi para cursar o Ensino Médio no Centro Educacional Pequeno Príncipe (atualmente Colégio Luz Pequeno Prínicipe) na ousadia de chegar ao 3° ano em 2003 e fazer vestibular para Medicina. Naquela época, com a influência dos familiares, ser professor era uma das últimas opções.

Porém, por ironia do destino,em 2004 prestou vestibular para o curso de Letras - com Habilitação em Língua Inglesa, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Dos três vestibulares tentados, foi o único no qual passou. No mesmo ano, em meados de novembro, foi morar em Mossoró na Casa do Estudante, onde permaneceu durante 3 anos, começando sua vida de acadêmico. Foi uma luta grande até chegar sua formatura. As cadeiras que mais "se dedicava", pois não era um aluno aplicado, eram justamente as que envolviam Língua Portuguesa, tais como Sociolinguística, Produção Textual, Argumentação, Metodologia do Trabalho Científico, mas continuou optando pela Língua Estrangeira. No ano de 2009 o ano mais difícil pois perdera sua mãe, quem mais sempre o influenciou na vida.

No mesmo ano, formou-se, dedicou sua monografia à mãe e começou a sua prática docente, tendo seus primeiros passos, como professor substituto de Redação, dados na escola que o projetou no Ensino Médio em Apodi-RN. Começava uma paixão pela docência, juntamente com o desejo pela Língua Portuguesa. Nos anos seguintes, firmou-se no cenário apodiense, passando a ensinar, em 2011, nas duas principais escolas particulares, CLPP (Colégio Luz Pequeno Príncipe) e CNSC (Colégio Nossa Senhora da Conceição). Atualmente, tendo como maiores desejos de tentar transformar realidades, foi convidado a lecionar na sua cidade, Felipe Guerra, com a ousadia, como vontade, de realizar um trabalho diferenciado junto aquele município e sociedade.

Fonte: Valério Show Man
Blog do Professor Valério Show Man