Pesquisar neste blog

terça-feira, 16 de abril de 2013

A história na sua vida - Osório Filho

A HISTÓRIA NA SUA VIDA¹

 JOSÉ OSÓRIO DE LIMA FILHO²

Nos dias de hoje, estamos dentro do mundo capitalista, isso significa dizer que existem pessoas que têm muito dinheiro e outras que têm pouco, enquanto outras não tem. Assim, as pessoas precisam trabalhar para sobreviver, isto é, o trabalho é uma forma de ganhar o pão de cada dia, para uns; Enquanto para outros é a forma de acumular riquezas e, por sua vez, “luxar’’, através do consumo exagerado de bens materiais.

Assim sendo, existe um estado que regula as relações das pessoas na sociedade capitalista, ou seja, os bens das pessoas são protegidos através das leis e dos militares. Para isso, o estado precisa da ajuda das escolas para manter as coisas como estão, quer dizer uns pobres e outros ricos. Dessa maneira, o ensino nas escolas mostra que todos têm a oportunidade, assim basta querer e se consegue. Todavia, o ensino de história colabora na manutenção dessa sociedade injusta, pois o ensino não contribui para a mudança dessa situação, ou seja, o aluno, na sua maioria, não vê as causas da preservação da miséria.

Portanto, apesar de tudo isso, podemos ver uma luz no fundo do poço, quer dizer, as pessoas que através do ensino; na educação escolar, buscam melhorar e transformar as coisas, a partir do momento em que demonstra os caminhos para transformar a realidade vivida, ou seja, a maneira de pensar e/ou agir. Contudo é por meio desse ensino que adquirimos conhecimento, e conhecimento é poder.

1. Texto básico para jovens do 8º e 9º ano.
2. Graduado em História pela UERN.

5 comentários:

Ruanna Eukenia disse...

#' Sábias Palavras! Adorei o Texo ;)

Ruanna Eukenia disse...

#'Sábias Palavras! Adorei o Texto ;)

Ruanna Eukenia disse...

#'Sábias Palavras! Adorei o Texto ;)

Anônimo disse...

e sem duvida que o amor ao dinheiro fala mais, alto que o amor as pessoas mais deus manda amar as pessoas pense nisso

Anônimo disse...

Hoje em dia nós jovens precisamos estudar para acumular dinheiro e bens materiais mas não acho que a felicidade dependa do dinheiro...