O que é a ACOPASA?

É um Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade – OPAC que irá atuar no Território Sertão do Apodi (RN) e que será detentora de um selo de certificação de produtos genuinamente orgânicos produzidos por seus membros e/ou integrantes que por sua vez deverão dialogar constantemente com os regulamentos da Lei de Orgânicos 10.831 de 23 de Dezembro de 2003.

A criação da Associação de Certificação Orgânica Participativa do Sertão do Apodi - ACOPASA marca um fato histórico para consolidação de um trabalho de certificação orgânica de produtos oriundos da atividade agrícola produzidos por famílias assessoradas pelo Projeto Dom Helder Camara / SDT / MDA em parceria com a Embrapa Algodão, COOPAPI e as PED`s com atuação no Território Sertão do Apodi.

Qual seu benefício?
A ACOPASA dará autonomia aos agricultores para avaliarem em pares e entre si seus sistemas de produção e que de forma consciente e participativa possam atestar, através de um selo reconhecido pelo MAPA, que seus produtos são de origem genuinamente orgânica.

O selo caracterizará o ingresso para novas opções de negócios aos agricultores e agricultoras como pequenos, médios, grandes centros de comercialização, mercados, supermercados, hipermercados, indústrias, cooperativas de consumidores e outros veículos de saída ou consumo de produtos nacional e internacional.

Como e quando foi criada?
Foi criada a partir da iniciativa de um grupo de agricultores integrantes do Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos que sentiam dificuldades para certificarem seus produtos.
Foi constituida no dia 14 de Agosto de 2012 em assembléia realizada no auditório do STTR de Apodi/RN tendo a participação de 108 sócios fundadores. Hoje a ACOPASA já conta com mais de 160 sócios.

A ACOPASA tem sua atuação orientada por seu Estatuto Social, Regimento Interno e pelas deliberações de suas Assembléias Gerais, buscando atender aos objetivos para os quais foi constituída: promover a agroecologia; constituir os sistemas participativos de avaliação de conformidade orgânica; assumir a responsabilidade formal pelo conjunto de atividades desenvolvidas no SPG; realizar atividades educativas, socioculturais, ambientais e de cidadania; realizar atividades de conservação, preservação, recuperação e manejo sustentável do meio-ambiente; realizar atividades de acompanhamento técnico e extensão rural; promover a igualdade de oportunidades e direitos entre homens e mulheres; promover o desenvolvimento sustentável e solidário; e prestar consultoria a outras organizações com os mesmos fins.
Orgãos Diretivos:

Coordenação Geral
José Holanda – Presidente
Mércia Queiroz – Sec. Geral
Ivone Brilhante – Tesoureira

Comissão de Avaliação Genildo Oliveira – Coordenador
Unária Gondin – Relatora

Conselho de Recursos Urbano Tôrres – Coordenador
Francisco Elis – Relator
Irapuã Angel – Secretário

Conselho Fiscal Fátima Tôrres - 1° Membro
Edmilson Nogueira- 2° Membro
José Pereira - 3° Membro

Comissão Técnica Jorge de Queiroz – Coordenado
Leomar Fernandes – Relator
Gildeone Araújo - Secretário

Endereço: Rua Sebastião Sizenando, 263 – Sala 1 CEP 59.700-000 Apodi/RN
(84) 3333-9582
email: acopasa.rn@gmail.com


 
Coordenação geral da ACOPASA.