A Essência do Campo iniciou suas atividades no ano de 2004. No começo, a empresa contava com uma estrutura mínina, funcionando em um estabelecimento domiciliar. Com o passar dos anos, a organização cresceu, exigindo mudanças na sua estrutura e nos seus processos. Foi assim que os sócios Bráulio Ribeiro e Djalma Barbosa adquiriram um terreno maior para a construção de uma fábrica planejada, que atendesse a demanda atual e tivesse projeções para crescimento estrutural futuro. Tal instalação situa-se na Rua Senador Dário Pereira de Macedo, 21 Portal da Chapada, no município de Apodi, Rio Grande do Norte.
 
Hoje a Essência do Campo produz uma média 10.000 caixas de produtos domissanitários mês. O mix de produtos contempla uma gama de produtos que ajudam nas atividades diárias. Ao todo, são mais de 10 tipos de produtos que a empresa oferece ao mercado.
 
O quadro de colaboradores é composto por mais de 30 funcionários, alocados no vários departamentos da empresa: gerência, produção, atendimento, administrativo, marketing, laboratório e vendas.
O mercado atendido pela Essência do Campo abrange mais de 300 cidades, localizadas nos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.
 
O ano de 2010 representou o começo de uma nova etapa de mudanças para a indústria: iniciamos a implementação das normas de caráter internacionais: ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental); criamos a Fundação Dario Pereira de Macêdo – que irá exercer o papel de responsabilidade social à nossa empresa; entre outras conquistas. Em 2011, queremos consolidar todas essas conquistas e avançar cada vez mais no desempenho da nossa empresa para atendermos sempre os desejos dos nossos clientes.