A Associação dos produtores de Arroz do Vale do Apodi - APAVA surgiu em 24 de novembro de 2005, inicialmente com a participação de 24 sócios de comunidades rurais da Região do Vale do Apodi e hoje conta com mais de 80 associados/as.
A APAVA tem como objetivo geral contribuir para o crescimento e desenvolvimento da produção do arroz com o espírito do cooperativismo e associativismo levando aos/as produtores/as associados/as o desenvolvimento rural sustentável, proporcionando qualidade de vida aos/as agricultores/as do vale do Apodi.
Os objetivos específicos da Associação é colaborar com a iniciativa de revitalizar a cadeia produtiva do Arroz, contribuir na formação de seus associados/as para fortalecer a organização social, trabalhando com prioridade as questões de ética, gênero, geração, direitos, cidadania e respeito ao meio ambiente; por iniciativa própria ou em conjunto com outras organizações, realizar ações que visem à preservação do meio Ambiente e a exploração de atividades produtivas baseadas na agroecologia; promover o serviço e comercialização do Arroz em parceria com organizações governamentais ou não governamentais e indo além para mercados diversos.
Há três anos a Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi, destina sua produção de Arroz Vermelho para comercializar através da COOAFAP, no qual é comercializado através do PAA e outros mercados, como O PNAE, feiras e eventos locais, regionais e nacionais. E a partir de então com a necessidade de buscar sua autogestão, os associados/as tem como visão inovadora elaborar projetos e fazer seu controle de gestão a partir da Associação, com o objetivo de Fortalecer cada vez mais essa Cadeia produtiva do Arroz.
A APAVA recentemente foi beneficiada através de um projeto do Programa de Desenvolvimento Solidário, no qual foi construída a Unidade de Beneficiamento do Arroz, propiciando o desenvolvimento e o crescimento econômico sustentável da cadeia produtiva do arroz como também contribuir para uma melhor qualidade de vida dos rizicultores/as do Vale do Apodi.
O arroz vermelho é um alimento que está presente na mesa do brasileiro, isso garante ao produtor de arroz cultivar a rizicultura com mais intensidade de forma sustentável e responsável. A produção atual está centralizada na produção de pequenos lotes de agricultores inseridos numa associação que trabalha com o cooperativismo, interagindo para o desenvolvimento da APAVA.

Como surgiu à idéia
A idéia surgiu a partir de uma necessidade de consolidar a cadeia do Arroz do Vale do Apodi, onde antes os agricultores/as realizavam seus plantios quase todo comprometido com o atravessador que disponibilizava todos os insumos para os produtores e eles o pagariam após a colheita do arroz.
Hoje com a Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi – APAVA, é possível ver o cooperativismo e o associativismo presente na vida do pequeno agricultor/a, propiciando uma mudança de vida através do trabalho coletivo realizado pela a associação que hoje passa a produzir de forma independente e comercializar sua produção pela Cooperativa da Agricultura Familiar de Apodi – COOAFAP, que hoje escoa toda a produção do arroz através das compras governamentais do PAA/ DOAÇÃO e FORMAÇÃO DE ESTOQUE e o PNAE.
Com esse avanço os produtores não mais comercializam para atravessador possibilitando a comercialização do arroz pelo o preço justo que garanta a continuidade da cultura do arroz no vale do Apodi.