WÁLTER DE MOURA CANTÍDIO nasceu na cidade de Apodi/RN, a seis de novembro de 1913. Estudou em Mossoró (cursos primário e secundário) e formou-se em Medicina, em dezembro de 1936, pela Universidade Federal de Pernambuco. Ingressou na Faculdade de Medicina da UFC em 1948.

Paralelamente, desenvolveu importantes atividades administrativas, como membro do Conselho Técnico-Administrativo da Faculdade de Medicina, Diretor do Instituto do Câncer do Ceará, Diretor do Instituto de Medicina Preventiva da UFC, membro do Conselho Universitário, Chefe do Departamento de Medicina Clínica, Diretor da Faculdade de Medicina, membro da Comissão Especial para implantação da Reforma Universitária na UFC, Presidente e Relator da comissão designada pelo Conselho Universitário para relatar o Estatuto e o Regimento Geral da Universidade, Chefe da Clínica Dermatológica do Departamento de Medicina Clínica, membro da Comissão Executiva do Plano Diretor do Campus, Diretor do Hospital das Clínicas, Reitor da UFC e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.

Fora da Universidade, foi Chefe do Serviço de Profilaxia da Lepra no Estado do Ceará, Diretor do Departamento Estadual de Saúde, Secretário estadual de Educação e Saúde, Chefe do serviço médico do Banco do Nordeste e Presidente da Fundação Raul Barbosa. Também presidiu o Centro Médico Cearense, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará, a Academia Cearense de Medicina e a Associação Brasileira de Dermatologia.

Em "História abreviada da UFC", Antônio Martins Filho comenta a gestão do Prof. Walter Cantídio: “... foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina, estabelecimento de Ensino Superior privado, incorporado à Universidade, quando esta foi instituída. [...] Ao assumir as funções de Reitor, coube-lhe a tarefa de restaurar o prestígio da Universidade Federal do Ceará e sanear as falhas e omissões verificadas em vários setores da instituição.
“ A primeira das importantes providências adotadas em seu reitorado consistiu na reformulação e atualização da sistemática dos exames de ingresso à Universidade e, principalmente, na implantação do Ciclo Básico. A preocupação do Reitor e dos demais integrantes da cúpula administrativa consistiu em ampliar o ensino de graduação, do que resultaria a formação de recursos humanos e, consequentemente, a maior capacidade acadêmica da instituição. Assim, por exemplo, se criaram novos cursos, entre eles o de Engenharia de Pesca, em 1972, como consequência lógica do Programa até então executado pelo Instituto de Biologia Marinha e o desenvolvimento da indústria pesqueira no Ceará.

“Coube inclusive ao Prof. Walter de Moura Cantídio a importante incumbência de implantar na UFC a reforma universitária, tarefa por certo desempenhada da maneira mais eficiente. Por outro lado, a instituição lhe deve a soma de benefícios resultantes da expansão física que experimentou a Universidade, sobretudo no Campus do Pici.”.

Por Marcos Pinto