A Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi – FUNDEVAP-, foi criada em julho de 1966, ano em que iniciou suas atividades. Seu primeiro Diretor - Presidente foi o padre Pedro Neefs, holandês, tendo desenvolvido um trabalho bastante proveitoso para a comunidade. 

A FUNDEVAP tem como finalidade principal desenvolver o homem do campo e o da cidade, nos seus aspectos social, cultural, econômico, esportivo, entre outros.

Dentre as atividade e realizações desenvolvidas pela FUNDEVAP, merecem ser mencionadas as seguintes:
1.Campanha para restauração do Cooperativismo em Apodi;
2.Construção do estádio de Futebol “Antônio Lopes Filho”, na sede municipal;
3.Restauração da Biblioteca Municipal Machado de Assis;
4.Criação de uma Banda de Música e de uma Escola de Música;
5.Construção de um balneário na lagoa de Apodi; 
6.Construção da sede própria na cidade;

A FUNDEVAP organizou e promoveu, inicialmente, palestras, seminários, cursos, sobre os mais diversos temas: cooperativismo, sindicalismo, etc. com real proveito para a população. também desenvolveu um projeto em terrenos de sua propriedade, no vale do Apodi, envolvendo 87 famílias. Feijão, mandioca, milho e tomate, foram as culturas irrigadas do referido projeto, que apresentaram bons resultados.

A iniciativa do projeto, financiado por uma organização beneficente holandesa, era do seu então Diretor – Presidente, Padre Theodorus, que sempre batalhando para ajudar o pequeno agricultor.