Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O Desenvolvimento que a Chapada do Apodi merece

Por Agnaldo Fernandes
DO NOTÍCIAS DO CAMPO
Algumas pseudpessoas tem se apoiado no Discurso que o projeto de irrigação da Chapada do Apodi trará DESENVOLVIMENTO para o município de Apodi, surge então as perguntas:

1ª - Que tipo de Desenvolvimento estas pessoas estaõ se referindo? Será que é aquele de Desenvolvimento mascarado prometido pelos grandes burgueses do nosso país que estão no mais alto patamar da Pirâmide Social do nosso país?

2ª - Ou é um tipo Desenvolvimento que realmente traga benefícios na área econômica e social comprometido com o meio ambiente e as culturas dos povos que ali residem?

Está mais do que claro que o desenvolvimento que é ditado pelos ideais neo liberais está a serviço da concentração de renda, o que aumenta cada vez mais as Desigualdades Sociais e divide a Sociedade em DOMINANTES e DOMINADOS. Como sabemos que está na mais Alta Classe Social (DOMINANTES) está pouco preocupado com os males assolam a Baixa Classe Social (DOMINADOS).
Dizer sim ao Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi é afirmar a hegemonia do agronegócio em nosso município e decretar a falência da Agricultura Familiar/Camponesa e barrar DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL que já existe em várias áreas de Assentamentos que ali existem.
Portanto, é preciso que ficamos bem atento com essa “História de Desenvolvimento ” que está sendo prometida por aí, pois a Única VERDADE que se sabe é que em toda a história do Nosso Brasil não ouve sequer um Grande Projeto destinado a quem é pequeno(Valor total do Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi 280 milhões de Reais); Basta ver os exemplos do Vale do Assú, O “Famoso” Projeto da MAISA, Baixo Jaguaribe dentre uma infinidade de Projetos que serviram para a concentração de renda e destruição por onde passaram.
O Modelo de Desenvolvimento que se quer para Chapada do Apodi já está em Curso (Só não ver quem não quer enxergar), pois várias famílias que ali moram colocam o Estado do RN como o segundo maior produtor de Mel do País, dando exemplo de conservação Caatinga fazendo o Manejo adequado deste Bioma.
Confira nas Imagens a Seguir o que se ver em uma breve Visita em um quintal de uma família assentada na Chapada do Apodi:

Agricultor mostra o fruto do cajueiro

Caju orgânico

Isaías e sua esposa cuidando do quintal

Hortaliças orgânicas
Plantação de pimentas de cheiro.

Plantação de mamão


Quintal cheio de riqueza e desenvolvimento.

Plantação de bananeiras.

Esse é o Desenvolvimento que a Chapada do Apodi merece.
"FORA DNOCS E PELA VIDA EM APODI"

Nenhum comentário: